ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA NO BRASIL: ENFOQUE COMUNICATIVO, GÊNEROS DISCURSIVOS E PRÁTICAS DE USO DA LÍNGUA

Autores

  • Lucineudo Machado IRINEU Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Espanhol, Ensino, Enfoque Comunicativo, Gêneros Textuais

Resumo

Este trabalho discutirá questões relacionadas ao cenário político-pedagógico do ensino de Espanhol como língua estrangeira (ELE) no Brasil, a partir da ideia de que a atual situação deste idioma em terras brasileira pode ser caracterizada como “de bonança, de auge e de prestígio” e que o ensino e a propagação de tal língua em nosso país acompanham tal momento de produtividade (SEDYCIAS, 2005). Iremos nos deter, ao longo das discussões, às contribuições da teoria dos gêneros textuais, ao passar dos anos, ao ensino de referido idioma como língua estrangeira, em conformidade com a consolidação do enfoque comunicativo, para o ensino deste nas salas do sistema educacional brasileiro, através de uma retrospectiva das metodologias do ensino de línguas estrangeiras no Brasil ao longo dos anos.

Biografia do Autor

Lucineudo Machado IRINEU, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professor do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mestre e doutorando em Linguística pela Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2013-08-26

Edição

Seção

Artigos