REVELA, CONFESSA, DISPARA... O EU SOB O PARADIGMA DA VISIBILIDADE MIDIÁTICA
Palavras-chave:
Análise do DiscursoResumo
Objetivamos neste texto discutir a contínua publicização na mídia de aspectos concernentes à vida privada dos sujeitos. Nesse sentido, tomamos como principal aporte investigativo o conceito de enunciação aforizante (MAINGUENEAU, 2010), aliado a constatação de que a mídia, em suas diferentes configurações, traz à tona inúmeros dizeres que circundam aspectos relativos ao ambiente privado das relações sociais. Assim, falar sobre si na mídia redunda em dissertar sobre a vida íntima, (re)desenhando um cenário sócio-histórico em que o privado ocupa um lugar de destaque na produção discursiva midiática. Nessa abordagem descritivo-interpretativa de natureza qualitativa, tomamos como materialidade para estudo títulos de notícias veiculadas pelo site Ego, as quais espetacularizam a intimidade de sujeitos que, de alguma medida, estão no alvo da mídia. A análise evidencia que, a partir do conceito de enunciação aforizante, podemos vislumbrar indícios de uma intimidade que se desvela e se destaca por meio de discursos que são mobilizados pela mídia, a fim de produzir sentidos relativos a um show cotidiano da vida íntima.