A APREENSÃO DO GÊNERO RELATÓRIO E O DIZER DO ESTAGIÁRIO: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS TIPOS DE DISCURSO

Autores

  • Renata Ferreira de SOUSA UFPB

Palavras-chave:

Gênero textual, formação de professores.

Resumo

O gênero textual relatório constitui-se, em muitos programas de curso, como um instrumento avaliativo nas disciplinas de Estágio Supervisionado. Dentro desse panorama, é importante analisar como os professores em formação inicial se apropriam desse gênero, pois a produção do relatório pode ser bastante prescritiva em virtude da orientação do professor supervisor. Desta forma, propomos para este artigo examinar dois relatórios produzidos por professores em formação na disciplina Estágio Supervisionado V do curso Letras-Inglês da Universidade Federal da Paraíba. Nosso objetivo é analisar de que maneira o encaminhamento fornecido pelo professor da disciplina influencia o dizer do estagiário e a apreensão do gênero relatório no que ele possui de genérico e individual. Para tanto, partimos de estudos já realizados na área como os de Lopes (2007), Bueno (2009) e Melo (2012) e nos alinhamos ao programa teórico do Interacionismo Sociodiscurso (ISD), mais especificamente, o que concerne ao nível organizacional do folhado textual (BRONCKART, 2009), haja vista que é a partir desse nível que constatamos o plano global do texto e os tipos de discurso. Os resultados indicam que a apreensão das orientações fornecidas pelo professor para a realização do relatório não provocará, necessariamente, um posicionamento reflexivo por parte do estagiário. 

Biografia do Autor

Renata Ferreira de SOUSA, UFPB

Mestranda em Linguística.  Área de concentração: Linguística e Práticas Sociais do programa de pós-graduação em Linguística/PROLING da UFPB. 

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Publicado

2014-03-21

Edição

Seção

Artigos