UM ESTUDO SOBRE AS CRENÇAS DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA ACERCA DA APRENDIZAGEM DO SEXO/GÊNERO DE SEUS ALUNOS

Autores

  • Juliana Fogaça Sanches SIMM Universidade Norte do Paraná (UNOPAR); Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Eliza Adriana Sheuer NANTES Universidade Norte do Paraná (UNOPAR); Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Ana Paula Pinheiro da SILVEIRA Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Palavras-chave:

Crenças. Aprendizado da língua. Sociolinguística.

Resumo

O projeto de pesquisa “Concepções da população acerca da disciplina de língua portuguesa – crenças versus conhecimento Teórico-científico” visa estudar as crenças que a população em geral tem em relação a alguns aspectos relacionados à disciplina de língua portuguesa, como: o que é aprender português, o que é a língua portuguesa, como se estrutura, entre outros aspectos. Outro objetivo deste projeto é verificar como os professores da educação básica (ensino fundamental II) concebem o ensino da língua portuguesa, bem como suas crenças a respeito do ensino desta disciplina. Para isso, elaboramos o questionário abaixo para você, aluno(a), aplicar ao professor-regente da escola em que você está realizando o seu estágio. Contamos com a sua colaboração!

Biografia do Autor

Juliana Fogaça Sanches SIMM, Universidade Norte do Paraná (UNOPAR); Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Departamento de Letras e Pedagogia da Universidade Norte do Paraná Áreas de Ensino da Língua Portuguesa; História da Língua Portuguesa e Sociolinguística.  Doutoranda em Estudos da Linguagem.

Eliza Adriana Sheuer NANTES, Universidade Norte do Paraná (UNOPAR); Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Departamento de Letras da Universidade Norte do Paraná; Doutoranda em Estudos da Linguagem.

Ana Paula Pinheiro da SILVEIRA, Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Departamento de Letras; Docente do Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Universidade Norte do Paraná. Doutora em Estudos da Linguagem

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Publicado

2014-03-19

Edição

Seção

Artigos