Dioneia Motta MONTE-SERRAT
Universidade de Ribeirão Preto
Palavras-chave:
Letramento, Nível de escolaridade, Escrita, Oralidade
Resumo
A teoria do letramento proposta por Tfouni (1992, 2005) vai além da alfabetização, por levar em conta o contexto sócio-histórico nos usos sociais da língua. Trata-se de um tipo de relação com as práticas escritas que independe da experiência escolar do sujeito, bem como de seu grau de escolaridade. Este artigo pretende apresentar evidências que mostrem que sujeitos que nunca frequentaram a escola, ou têm um grau baixo de escolaridade, podem construir textos de maneira mais elaborada que outros, às vezes até com diploma de nível superior. A proposta de um continuum entre práticas letradas escritas e orais é apresentada como suporte teórico para a argumentação.
Biografia do Autor
Leda Verdiani TFOUNI, Universidade de São Paulo
Professora Titular Sênior da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP. Coordenadora do Grupo de Pesquisas AD-Interfaces, CNPq
Dioneia Motta MONTE-SERRAT, Universidade de Ribeirão Preto
Doutora (com Doutorado Sanduíche na Sorbonne, Paris) em Ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto -USP, Advogada e Docente na Universidade de Ribeirão Preto