A REPORTAGEM EM CENA E O ENGAJAMENTO DISCURSIVO NAS AULAS DE INGLÊS

Autores

  • Maria Valéria Siqueira MARQUES Escola Municipal José de Siqueira

Palavras-chave:

Engajamento Discursivo, Reportagem, Leitura, Língua Inglesa, Sequência Didática.

Resumo

RESUMO: Este artigo é parte da nossa dissertação, e estes são os objetivos a) descrever como a proposta de sequência didática desenvolvida pela pesquisadora converge com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira (PCN-LE), e b) investigar se e de que forma a proposta contribuiu para melhorar a leitura do gênero reportagem por alunos do Ensino Fundamental. A proposta de sequência didática está baseada nos pressupostos teóricos de Dolz e Schneuwly (2004), que tratam o gênero com um enfoque claramente didático, bem como na proposta dos PCN-LE (BRASIL, 1998), com foco de ensino no desenvolvimento da habilidade de leitura discursiva. Para refletirmos acerca da leitura discursiva, nos pautamos também em Cristóvão (2001a, 2008b); Mascia (2005); Coracini (1999); Camargnani (1999); Grigoletto (1999), entre outros. Nossa pesquisa se enquadra na modalidade da pesquisa-ação, ou seja, constitui uma pesquisa de intervenção qualitativa com análise interpretativista dos dados. Os resultados evidenciaram, na primeira parte da análise, que as atividades apresentam convergência com os PCN-LE. Na segunda parte, os alunos manifestaram melhor entendimento das características da reportagem adquirindo uma linguagem comum ao gênero.

Biografia do Autor

Maria Valéria Siqueira MARQUES, Escola Municipal José de Siqueira

Professora pesquisadora na área de Linguística Aplicada com experiência na elaboração de sequência didática com os gêneros midiáticos especialmente notícia e reportagem.

Downloads

Publicado

2014-03-13

Edição

Seção

Artigos