A REPORTAGEM EM CENA E O ENGAJAMENTO DISCURSIVO NAS AULAS DE INGLÊS
Palavras-chave:
Engajamento Discursivo, Reportagem, Leitura, Língua Inglesa, Sequência Didática.Resumo
RESUMO: Este artigo é parte da nossa dissertação, e estes são os objetivos a) descrever como a proposta de sequência didática desenvolvida pela pesquisadora converge com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira (PCN-LE), e b) investigar se e de que forma a proposta contribuiu para melhorar a leitura do gênero reportagem por alunos do Ensino Fundamental. A proposta de sequência didática está baseada nos pressupostos teóricos de Dolz e Schneuwly (2004), que tratam o gênero com um enfoque claramente didático, bem como na proposta dos PCN-LE (BRASIL, 1998), com foco de ensino no desenvolvimento da habilidade de leitura discursiva. Para refletirmos acerca da leitura discursiva, nos pautamos também em Cristóvão (2001a, 2008b); Mascia (2005); Coracini (1999); Camargnani (1999); Grigoletto (1999), entre outros. Nossa pesquisa se enquadra na modalidade da pesquisa-ação, ou seja, constitui uma pesquisa de intervenção qualitativa com análise interpretativista dos dados. Os resultados evidenciaram, na primeira parte da análise, que as atividades apresentam convergência com os PCN-LE. Na segunda parte, os alunos manifestaram melhor entendimento das características da reportagem adquirindo uma linguagem comum ao gênero.