REMIXES E LEITURAS HIPERMIDIÁTICAS: REFLEXÕES SOBRE OS LETRAMENTOS DIGITAIS EM LÍNGUA INGLESA NA UFPI

Autores

  • Silvia Monica Moura LIMA UFPI
  • Beatriz Gama RODRIGUES UFPI

Palavras-chave:

Remix. Leitura. Hipermídia. Inglês. Letramento Digital.

Resumo

Atualmente, as novas tecnologias perfazem as interações sociais humanas. Aos nascidos da era digital, esses letramentos intensificam-se: jovens e adolescentes editam fotos, textos e vídeos, fazem colagens, remixagens interativamente via web. No tocante ao universo teórico, podemos refletir que as abordagens, hoje,  perfilham a heterogeneidade de práticas sociais de leitura e escrita desempenhadas tanto em esferas como a igreja, a escola, a universidade e o trabalho (letramentos dominantes) quanto os provenientes das novas tecnologias e de valores culturais locais como o hip-hop, hipertextos e o grafitte. Fundamentamos esse trabalho a partir da leitura de  Coscarelli (2005); Rojo(2009,2012, 2013); Ferrari (2012); Gomes(2011); dentre outros.Nosso corpus é constituído por 15 alunos graduandos. A coleta de informações ocorreu no segundo semestre de 2013, objetivando refletir como a Universidade Federal do Piauí, sobretudo na disciplina de inglês instrumental, articula-se aos novos letramentos, como a leitura hipermidiática e as práticas de remixagens. Ao analisarmos os dados fornecidos pelos questionários, constatamos que a universidade nem sempre reflete essa realidade, ainda é necessário  fazer uso de políticas educacionais que visem a heterogeneidade de letramentos, que forneçam ao professor pensar em como explorar os recursos que o sistema online possui e que tangenciam essas práticas plurais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Silvia Monica Moura LIMA, UFPI

ESTUDANTE DO MESTRADO ACADEMICO EM LETRAS

ESPECIALISTA EM TECNOLOGIAS DIGITAIS E NOVAS EDUCAÇÕES

GRADUADA EM LETRAS INGLES 

Beatriz Gama RODRIGUES, UFPI

 Professora do Departamento de Letras da UFPI. Assessora Internacional, UFPI. Coordenadora do ISF, UFPI. Doutora em Linguística Aplicada- PUC-SP. 

Downloads

Publicado

2014-12-02

Como Citar

LIMA, S. M. M., & RODRIGUES, B. G. (2014). REMIXES E LEITURAS HIPERMIDIÁTICAS: REFLEXÕES SOBRE OS LETRAMENTOS DIGITAIS EM LÍNGUA INGLESA NA UFPI. Caminhos Em Linguística Aplicada, 11(2), 126–146. Recuperado de https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/1887

Edição

Seção

Artigos