A ARQUITETURA DOS SITES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIORES NO BRASIL: ANÁLISE LINGUÍSTICA E TEXTUAL DAS PÁGINAS INICIAIS DOS SITES DAS INSTITUIÇÕES QUE OFERECEM CURSOS NA MODALIDADE PRESENCIAL E A DISTÂNCIA
Palavras-chave:
Ambientes Virtuais, Educação a Distância, Linguística Aplicada, Teoria Geral dos Sistemas.Resumo
Este artigo visa apresentar, a partir da Teoria Geral dos Sistemas – que propõe que os fenômenos não sejam analisados isoladamente, mas mediante às inúmeras interações destes com outros – como se dá a tensão entre a forma com a qual apresentam-se os cursos de graduação dentro dos portais de quinze Instituições de Ensino Superior tanto na modalidade de ensino presencial quanto a distância. Analisam-se aspectos linguísticos e textuais das primeiras páginas dos sites dessas instituições, observando a presença dos principais conceitos propostos por Bertalanffy (1977) e Vieira (2000; 2008). Seguindo tais apontamentos teóricos, pretende-se mostrar neste trabalho o desmerecimento da modalidade a distância no ambiente virtual, o que reflete diretamente nos aspectos reais dessa modalidade para seus participantes: alunos e professores/tutores. Desmerecimento esse representado visualmente de maneira inferior em detrimento dos demais links dos respectivos portais das Instituições de Ensino Superior.Downloads
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Publicado
2015-07-10
Como Citar
MORAES, V. de, & OLIVEIRA, J. de. (2015). A ARQUITETURA DOS SITES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIORES NO BRASIL: ANÁLISE LINGUÍSTICA E TEXTUAL DAS PÁGINAS INICIAIS DOS SITES DAS INSTITUIÇÕES QUE OFERECEM CURSOS NA MODALIDADE PRESENCIAL E A DISTÂNCIA. Caminhos Em Linguística Aplicada, 13(2), 270–286. Recuperado de https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/2100
Edição
Seção
Artigos