GAMIFICANDO UMA DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA
Palavras-chave:
Gamificação. Linguística Aplicada. Formação de professores. Ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras.Resumo
Neste artigo, relatamos a experiência de gamificação de uma disciplina de pós-graduação em Linguística Aplicada, sob o ponto de vista do professor-pesquisador (não visando, neste momento, a avaliação pelos professores-alunos), que faz parte de uma pesquisa-ação com base nas observações, reflexões e no diário desta professora. Buscamos explicitar o processo de elaboração de gamificação, discutir os principais aspectos levados em consideração, as perspectivas teóricas que orientaram tal processo, bem como algumas dificuldades enfrentadas. Este trabalho embasa-se principalmente na perspectiva histórico-cultural, especialmente em pressupostos vigotskianos, e nos princípios de aprendizagem subjacentes a bons videogames, conforme elaborados por Gee. Concluímos relatando os aspectos que consideramos positivos e retomamos aspectos considerados falhos. Esperamos que este trabalho inspire o surgimento de outros trabalhos de gamificação na área de Linguística Aplicada, especialmente na área de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, principalmente devido ao fato de levar o professor a refletir, a repensar sua prática e buscar inová-la, levando em consideração a motivação, o engajamento, a participação ativa, a agência, a elaboração conjunta de conhecimento e a educação enquanto experiência.