LETRAMENTO E LETRAMENTOS: UMA ANÁLISE DE PRÁTICAS SOCIAIS LETRADAS EM CONTEXTOS HOSPITALARES A LUZ DOS NOVOS ESTUDOS DO LETRAMENTO

Autores

  • Francisco Renato LIMA Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Letramento. Letramentos. Novos Estudos do Letramento. Práticas sociais letradas. Contextos hospitalares.

Resumo

Nessa discussão, ganha espaço os Novos Estudos do Letramento (STREET, 1984/1995/2003/2012/2014), os quais buscam compreender os aspectos ideológicos e socioculturais da escrita na sociedade considerando os letramentos presentes nas múltiplas formas de interação entre sujeitos e escrita nos espaços discursivos. Definiu-se para este estudo o objetivo de analisar práticas sociais letradas em contextos hospitalares, a partir da interação médico e paciente, a luz dos Novos Estudos do Letramento, buscando perceber a importância da compreensão leitora no evento de letramento consulta médica. Do ponto de vista metodológico, constitui-se de uma pesquisa bibliográfica, subsidiada pelo diálogo teórico entre Magalhães (2012), Marcuschi (2010), Soares (2010), Tfouni (1988/2010), entre outros; e pesquisa de campo, realizada em uma unidade Estratégia de Saúde da Família (ESF) no bairro Dirceu Arcoverde, região sudeste de Teresina (PI), no segundo semestre do ano de 2014, o que constitui um corpus de 4 entrevistas: 3 com pacientes (P1, P2, P3) na fila de espera para o atendimento e 1 com a médica que os atenderia. A análise dos dados permitiu compreender a soberania da escrita e o poder do alfabetizado (a médica, que detém o letramento da letra (modelo autônomo, STREET, 1984)) sobre o analfabeto (os pacientes, que embora, muitas vezes não tenha o domínio do código alfabético, têm relevantes conhecimentos de mundo (modelo ideológico, STREET, 1984)). Assim, esses sujeitos se se constroem no mundo, a partir da forma como enunciam e assumem lugares sociais na escala hierárquica das representações socioculturais, a partir de seus níveis de letramento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Francisco Renato LIMA, Universidade Federal do Piauí

Graduado em Pedagogia (FSA). Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Educação Especial (IESM). Especialista em Docência para o Ensino Superior (IESM). Mestre em Letras - Estudos da Linguagem (UFPI). Com experiência profissional na rede privada e pública de ensino básico e superior. É membro (sócio efetivo) da ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística). Suas pesquisas recentes concentram-se em Educação e Linguagem, com ênfase em temas como: Alfabetização; Letramento: estudos em perspectiva de análise teórica e em práticas sociais localizadas; Linguística Textual; Leitura e Escrita; Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa; Avaliação Educacional; Dificuldades de Aprendizagem; Formação Docente; Tecnologias educacionais; Multiletramentos e questões relativas à EaD. 

Downloads

Publicado

2017-01-05

Edição

Seção

Artigos