LEITURA DE MEMES NA PERSPECTIVA DIALÓGICA: UMA CONTRIBUIÇÃO À FORMAÇÃO DE LEITORES

Authors

  • Joaciana Pessanha SILVA UNITAU
  • Miriam Bauab PUZZO UNITAU

Keywords:

Memes, Multimodalidade, Dialogismo, Leitura

Abstract

O presente artigo apresenta uma pesquisa sobre os memes, enunciados que materializam uma das novas formas de linguagens que surgem com o advento das novas tecnologias digitais da informação e comunicação.  Os Memes são frases comumente acompanhadas de figuras que contêm um tom irônico e informações com trocadilhos. Este trabalho trata de investigar como se realiza o processo de produção e de recepção dos memes, bem como sugere uma proposta de ensino-aprendizagem em leitura a partir deles. Esse texto é muito veiculado nas redes sociais e possui marcas do texto multimodal o que justifica a necessidade de uma análise dialógica que caracteriza esse tipo de enunciado como um texto contemporâneo tanto em termos de tema quanto em termos de forma composicional e de estilo que resultam na construção dos sentidos. Neste trabalho, são apresentados dados de uma pesquisa, inserida no campo da Linguística Aplicada, cuja análise objetivou identificar a multimodalidade e o processo dialógico (BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 2003) na produção e recepção dos Memes. Para realizar este trabalho, utilizamos um corpus composto por dois memes com a temática da crise hídrica ocorrida no sudeste brasileiro no ano de 2015. Realizou-se uma análise sob o enfoque da teoria discursiva do filósofo da linguagem Mikhail Bakthin a fim de observar como a multimodalidade e dialogia são evidenciados na materialidade do enunciado meme. Os resultados demonstraram que os memes são textos que contribuem com a formação de leitores a fim de pensarem a linguagem como prática social numa perspectiva dialógica.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Joaciana Pessanha SILVA, UNITAU

Mestranda em Linguística Aplicada pela UNITAU,possui graduação em Letras - Espanhol pelo Associaçäo Educacional Dom Bosco (2005) e especialização em Docência do Ensino Superior pelo Associaçäo Educacional Dom Bosco (2009) . Atualmente é PROFESSORA da Prefeitura Municipal de Resende e TUTORA PRESENCIAL da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras , com ênfase em Língua Portuguesa.

Published

2017-02-09

Issue

Section

Artigos