LEITURA DE MEMES NA PERSPECTIVA DIALÓGICA: UMA CONTRIBUIÇÃO À FORMAÇÃO DE LEITORES
Palavras-chave:
Memes, Multimodalidade, Dialogismo, LeituraResumo
O presente artigo apresenta uma pesquisa sobre os memes, enunciados que materializam uma das novas formas de linguagens que surgem com o advento das novas tecnologias digitais da informação e comunicação. Os Memes são frases comumente acompanhadas de figuras que contêm um tom irônico e informações com trocadilhos. Este trabalho trata de investigar como se realiza o processo de produção e de recepção dos memes, bem como sugere uma proposta de ensino-aprendizagem em leitura a partir deles. Esse texto é muito veiculado nas redes sociais e possui marcas do texto multimodal o que justifica a necessidade de uma análise dialógica que caracteriza esse tipo de enunciado como um texto contemporâneo tanto em termos de tema quanto em termos de forma composicional e de estilo que resultam na construção dos sentidos. Neste trabalho, são apresentados dados de uma pesquisa, inserida no campo da Linguística Aplicada, cuja análise objetivou identificar a multimodalidade e o processo dialógico (BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 2003) na produção e recepção dos Memes. Para realizar este trabalho, utilizamos um corpus composto por dois memes com a temática da crise hídrica ocorrida no sudeste brasileiro no ano de 2015. Realizou-se uma análise sob o enfoque da teoria discursiva do filósofo da linguagem Mikhail Bakthin a fim de observar como a multimodalidade e dialogia são evidenciados na materialidade do enunciado meme. Os resultados demonstraram que os memes são textos que contribuem com a formação de leitores a fim de pensarem a linguagem como prática social numa perspectiva dialógica.