SÓ DANÇO SAMBA. A CANÇÃO POPULAR NO ENSINO DA LÍNGUA-CULTURA DO BRASIL
Palavras-chave:
Ensino de LínguasResumo
O sucesso de um curso de línguas estrangeiras depende, entre outros fatores de igual importância, de recursos didáticos adequados. Que professor não desejaria ter em mãos materiais didáticos atrativos e eficientes para tornar a interação em sala de aula mais dinâmica, natural e produtiva? No entanto os manuais disponíveis no mercado, no caso de português como língua estrangeira, não suprem essa lacuna, havendo, assim, necessidade de recorrer a outras fontes para complementá-los. Este estudo integra um trabalho maior que objetiva investigar a produção de materiais didáticos baseados em canções populares brasileiras. Assumindo-se língua e cultura como elementos indissociáveis, as canções populares constituem matéria-prima extraordinária, já que, ao mesmo tempo, são objetos culturais (função de representar culturas e subjetividades) e objetos artísticos (função de expressar emoções e ideias; função estética). Nesse sentido, tanto sua dimensão musical, quanto sua dimensão textual oferecem ricos insumos para o ensino-aprendizagem da língua-cultura brasileira, como demostramos ao longo deste estudo. Este tipo de matéria-prima — a canção — tem como vantagem permitir que o planejamento seja elaborado a partir dos eventos por ela sugeridos e não, como em geral acontece, para encaixar-se dentro de propósitos e conteúdos previamente estabelecidos.
Palavras-chave: Materiais Didáticos. Canções Populares. Interculturalidade.