PANORAMA DA PESQUISA ACADÊMICA SOBRE O PIBID - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - NO BRASIL

Autores

  • Fabiana GIOVANI Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Campus Bagé/RS
  • Thaís Paz BARBOSA Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Palavras-chave:

Metapesquisa, PIBID, Estado da Arte

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar um panorama das produções acadêmicas sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). É uma pesquisa de estado da arte, de cunho quantitativo e qualitativo que procura mapear e descrever a partir dos resumos de dissertações e teses que foram selecionados do site da Capes como se apresentaram os estudos sobre o PIBID no período de 2009 até 2014. A análise dos dados coletados segue por dois caminhos. O primeiro, de caráter quantitativo, traça uma estimativa das produções encontradas por ano, região, Universidade, área do conhecimento e programa a qual pertence do Brasil. Segundo, a análise qualitativa na qual foram utilizadas três categorias de análise: tema/questão, aporte teórico e metodologia. O panorama apresentado indicou que o tema PIBID é foco de muitas pesquisas, sobretudo as da área de Ciências Exatas, a pesquisa revelou também que houve um aumento no número de produções no período que abrange os anos de 2011 e 2012.

Biografia do Autor

Fabiana GIOVANI, Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Campus Bagé/RS

Professora adjunta do Curso de Letras

área: ensino/aprendizagem de língua materna

Temas de interesse: alfabetização e letramento, generos do discurso, ensino/aprendizagem de língua materna

Thaís Paz BARBOSA, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Graduada em Letras- Inglês

Downloads

Publicado

2019-03-23

Edição

Seção

Artigos