AS INTERDEPENDÊNCIAS ENTRE O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO E OS CONHECIMENTOS CULTURAIS E CIENTÍFICOS ADQUIRIDOS NA ESCOLA

Autores

  • Elisabeth Ramos da SILVA Universidade de Taubaté
  • Maria José Milharezi ABUD Universidade de Taubaté

Palavras-chave:

Formação de professores. Pensamento crítico. Conceitos científicos

Resumo

Este texto apresenta breves reflexões acerca do desenvolvimento do pensamento crítico ─ um objetivo previsto em lei para o ensino ─ e suas interdependências com os conhecimentos adquiridos na escola. Tais esclarecimentos são necessários porque a natureza do pensamento crítico, muitas vezes, ainda é pouco compreendida pelos educadores. Muitos entendem o pensamento crítico como sendo apenas resultado de uma metodologia, como a proposta por Lipman (1995), Fundador do Programa de Filosofia para crianças. Sem desmerecer tal concepção, convém esclarecer que os conhecimentos adquiridos na escola, entendidos aqui segundo a perspectiva de Vigotski (2001), são de vital importância para o desenvolvimento do pensamento crítico. Nesse sentido, também Lipman (1997) evidencia o quanto é necessário que os educadores estabeleçam conexões entre tal metodologia e as ideias do pensador russo. Assim considerando, o objetivo deste texto é lançar luzes a essas possíveis conexões, evidenciando-as como interdependências necessárias ao desenvolvimento do pensamento crítico. Para tanto, inicialmente serão abordados os principais traços do pensar crítico e, em seguida, serão levantados alguns pressupostos de Vigotski referentes à organização do pensamento. As conexões entre as ideias desses pensadores pontuam a importância da escola para a construção do cidadão crítico que, como foi dito, constitui uma das principais finalidades do ensino.

Biografia do Autor

Elisabeth Ramos da SILVA, Universidade de Taubaté

Programa de Mestrado em Linguística Aplicada

Downloads

Publicado

2019-03-23

Edição

Seção

Artigos