OS GÊNEROS TEXTUAIS NOS PLANOS DE ESTÁGIO DE DISCENTE DO CURSO DE LETRAS – PORTUGUÊS: REFLEXÕES SOBRE AS DIMENSÕES ABORDADAS
Palavras-chave:
Ensino de língua portuguesa. Gêneros textuais. EstágioResumo
Este artigo traz resultado de pesquisa que objetivou analisar a didatização dos gêneros textuais em materiais didáticos presentes nos planos de intervenção de discentes de estágio supervisionado em curso de Letras – Português. Após a perspectiva do ensino de Língua Portuguesa por meio de gêneros, um processo de transposição e didatização deste constructo se fez necessário, resultando tanto em propostas interacionistas, em que os alunos da escola básica agem socialmente pela linguagem, quanto em propostas artificializadas, em que se privilegia a mera descrição e reconhecimento dos gêneros descolados do contexto. Assim, buscamos analisar como os futuros docentes abordam os gêneros em seus materiais, bem como relacionam os eixos de ensino de língua (oralidade, leitura, escrita e AL). A partir de uma análise documental de dez planos, percebemos, entre outros, que a) aspectos sociodiscursivos dos gêneros são abordados, mas há pouca circulação dos textos produzidos pelos alunos; b) as questões de textualidade são pouco abordadas; c) a relação entre os gêneros e análise linguística é bastante frágil. Isso nos mostra que, apesar de os gêneros estarem presentes nos materiais e, consequentemente, nas escolas, precisamos, ainda, investir numa didatização mais produtiva, enfocando a perspectiva de gênero como forma de interação pela linguagem.