SENTENÇA FINAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Autores
Yara Carvalho Pedrosa de QUEIROZ
Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Marluce Pereira da SILVA
Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Laurênia Souto SALES
Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Resumo
Este artigo objetiva lançar reflexões sobre como alunos da Educação de Jovens e Adultos de uma escola estadual da Paraíba se posicionam diante das diferentes formas de violência contra a mulher. A fim de entender como o discurso machista corrobora para a manutenção de práticas sociais que materializam as ações de violência, utilizamos algumas concepções da Análise de Discurso Francesa (AD) e estudos abordados por teóricos sociais que articulam praticas discursivas e dominação masculina e relações de poder. Como procedimentos metodológicos, realizamos rodas de conversa e juris simulados. A análise de práticas discursivas que produzem efeitos de sentidos nos mecanismos que compõem a produção textual dos alunos permitiram concluir, preliminarmente, que, apesar das inegáveis conquistas femininas, o machismo ainda inferioriza e subjuga a mulher, fazendo com que muitas se amoldem e reproduzam a ideologia dominante. Conclui-se, ainda, o quanto é necessário que a escola potencialize ações educativas que visem romper o ciclo de agressões a que muitas mulheres ainda estão submetidas, conferindo-lhes a devida dignidade e conscientizando os educandos, de modo geral, quanto à importância de construir uma sociedade mais igualitária.