O USO DE NOTÍCIAS NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE DO SITE BREAKING NEWS ENGLISH LESSONS
Autores
Wania Célia BITTENCOURT
UFSC
Palavras-chave:
Materiais didáticos, Ensino de Inglês, Tecnologia
Resumo
Documentos oficiais de orientação sobre o ensino de línguas, como os consolidados Parâmetros Curriculares Nacionais até a mais recente Base Nacional Comum Curricular (BNCC), indicam a necessidade de usar as mais diversas mídias no processo de ensino-aprendizagem. Dentro deste contexto e considerando estudos já existentes sobre mídia-educação (SOARES, 2016; BONINI, 2011), este artigo verifica as possibilidades pedagógicas específicas do jornalismo no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa. Para isso, avalia-se, por meio da metodologia de análise de recursos didáticos de Littlejohn (2011), as potencialidades do site Breaking News English Lessons, premiado pelo Conselho Britânico, que disponibiliza gratuitamente lições de língua inglesa baseadas em notícias reais. A partir desta análise, conclui-se que ainda que tenha a promissora proposta de utilizar o jornalismo por meio da abordagem comunicacional no ensino de línguas, conforme aponta a própria descrição do site, este não utiliza as potencialidades do gênero textual em questão. Entre os problemas identificados estão a própria organização da dinâmica do material e, mais especificamente, a carência ao explorar as suas características nas sequências de atividades propostas.