AGÊNCIA DOCENTE E SUAS BASES: A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA E A OBSERVAÇÃO DA LINGUAGEM NAS PRÁTICAS SOCIAIS
Palavras-chave:
Agência, Autonomia, Autoria, Material didático, Educação linguística.Resumo
Nosso objetivo, neste artigo, é, fundamentalmente, apresentar e desenvolver o enfoque teórico-crítico segundo o qual a elaboração de material didático é um pilar fundamental da agência docente. Para tanto, na primeira seção do desenvolvimento, discutimos as noções de agência, autoria e autonomia, explorando as redes de relações semânticas e sociológicas entre esses conceitos e as noções de prática social e poder. Para encaminhar essa discussão, fez-se necessário mobilizar um diálogo entre as noções de autonomia de Paulo Freire (2011) e de professor-autor/professor-autor-formador de Schlatter e Garcez (2017). Na segunda seção do desenvolvimento, apresentamos a síntese de uma unidade didática de língua portuguesa, nomeada “Do conto ao texto teatral”, com a finalidade de discutirmos as suas escolhas teórico-metodológicas no quadro maior da discussão sobre agência docente. Na conclusão do artigo, como contribuição à discussão proposta, apresentamos três lições gerais tiradas a respeito do referido enfoque, enfatizando possíveis relações entre elaboração de material didático, agência docente e Base Nacional Comum Curricular brasileira.