A abordagem dada ao yeísmo/ elleísmo nos livros didáticos de espanhol selecionados pelo PNLD 2017
DOI:
https://doi.org/10.69609/2176-8625.2024.v30.n4.a3518Resumo
O principal objetivo desta investigação é refletir sobre a abordagem dos fenómenos variáveis da língua espanhola yeísmo e elleísmo. Os objetivos específicos são: descrever e analisar o tratamento dado aos fenómenos do yeísmo e elleísmo nas atividades de compreensão e produção oral e nas orientações teórico-metodológicas presentes no guia didático dos manuais. Para tal, analisamos as seguintes questões: a) como são apresentados os fenómenos de yeísmo e elleísmo nos livros didáticos aprovados pelo PNLD 2017?; b) na abordagem dos fenómenos do yeísmo e do elleísmo nas atividades de compreensão auditiva e de produção oral, há exemplos concretos de variação retirados de géneros orais autênticos?; c) quando se trata de yeísmo e elleísmo, os autores de livros didáticos os relacionam as diferentes zonas dialetais do espanhol? d) os guias didáticos incluem informações e/ou sugestões de livros/ sites sobre os fenómenos de yeísmo e elleísmo? Na nossa análise, procuramos a base teórica para definir os fenómenos estudados nas obras de Quilis (1997); Guitart (2004), Autor X (2014) e Moreno-Fernández (2004). Os resultados mostram que as coleções Entre Líneas, Por el mundo en español e Cercanía abordaram o fenómeno do yeísmo, a partir de géneros orais autênticos. No entanto, as explicações das áreas dialetais, em que o fenómeno analisado ocorre, são genéricas. Quanto ao elleísmo, as coleções não abordam o tema e, também, não há menção aos fenómenos nos guias didáticos.