PRODUÇÕES ESCOLARES ARTÍSTICAS DIGITAIS ATRAVESSADAS PELA LINGUAGEM MIDIÁTICA:

UMA ANÁLISE SEGUNDO A GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL

Autores

  • Mirele Castanheira Brant Cefet MG

DOI:

https://doi.org/10.69609/2176-8625.2025.v31.n2.a3580

Resumo

O uso de referências midiáticas, programas e aplicativos com recursos digitais para criação de trabalhos escolares aponta um cenário novo. O artigo propõe analisar um trabalho de arte educação realizado no segundo semestre de 2020, por um aluno do 9º ano, feito com o aplicativo de edição de imagens Bazaart, a partir das categorias de análise da Gramática do Design Visual (GDV). O objetivo é articular a construção dos significados presentes no trabalho pelo viés de uma metodologia de análise de imagens multimodais. A Gramática do Design Visual (GDV) proposta por Kress e van Leeuwen (2006), está inserida no quadro teórico da Semiótica Social da comunicação visual, compreendendo os textos de forma multimodal, para além do recurso semiótico verbal. Foi constatada a presença de modos semióticos (imagens, tipografia, cores) para a produção de significados, de forma semelhante aos modos semióticos encontrados nas imagens midiáticas. A análise do trabalho pela perspectiva da comunicação visual possibilitou construir uma orquestração da representação e da significação. Os bancos de imagens digitais estão convivendo com as produções escolares e através das referências midiáticas os alunos estão construindo seus ideais e sentidos em relação a si mesmos, aos seus pares e à sociedade em que vivemos hoje, sendo necessárias novas leituras de imagens e contribuições à literacia digital.

Palavras-Chave: Recursos Digitais. Gramática do Design Visual. Leitura de Imagem

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Publicado

2025-08-21

Como Citar

Castanheira Brant, M. (2025). PRODUÇÕES ESCOLARES ARTÍSTICAS DIGITAIS ATRAVESSADAS PELA LINGUAGEM MIDIÁTICA: : UMA ANÁLISE SEGUNDO A GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL . Caminhos Em Linguística Aplicada, 31(2), 1–22. https://doi.org/10.69609/2176-8625.2025.v31.n2.a3580