LEITURA E ANÁLISE LINGUÍSTICA
O SUJEITO NAS MANCHETES
DOI:
https://doi.org/10.69609/2176-8625.2025.v31.n2.a3623Resumo
O objetivo deste artigo é elaborar uma proposta didática para a análise linguística de manchetes, a fim de instrumentalizar o trabalho com a leitura e compreensão nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental Anos Finais. A análise linguística mobilizada é de concepção sociointeracionista: uma prática de reflexão sobre a língua que abrange processos e fenômenos enunciativos e não somente estudo da estrutura formal (SUASSUNA, 2022). Por meio de manchetes de um jornal impresso local, são observados, especificamente, os efeitos de sentido do sujeito, ultrapassando os limites da organização sistemática da língua. A sequência de atividades atende às orientações de documentos oficiais da educação, como os PCNs (1998) e a BNCC (2018), que trazem o texto como centralidade da unidade de trabalho. A metodologia ancora-se na perspectiva qualitativa e, a partir da análise do corpus, estrutura-se a proposta didática. Sem esgotar as possibilidades de articulação em sala de aula e os efeitos de sentido possíveis, este trabalho contribuiu para a operacionalização de uma formação crítica.