INSTRUMENTALIZAÇÃO DISCURSIVA DO VERBO ‘MILITAR’:
Uma análise no dicionário Aulete Digital
Resumo
Este estudo se constitui de uma análise discursivamente das descrições do verbo ‘militar’, presentes em duas versões do dicionário Caldas Aulete (1980 e 2007), para que se possa verificar, por meio de mecanismos discursivos, os processos ideológicos presentes nas condições de produção desses dois objetos. Para a análise, utilizou-se ferramentas da Análise do Discurso Francesa – os conceitos de interdiscurso (ORLANDI, 2009), Formação ideológica e Formação discursiva (PÊCHEUX, 2011). O estudo discursivo de dicionários contribui para a compreensão das estruturas ideológicas presentes nas condições de produção desses objetos, impressas por meio da materialidade da língua, de modo que se possa alcançar os sentidos que ‘militar’ (enquanto ação) alcançam institucionalmente. Pela análise observou-se que, em ambos os casos, os exemplos dispostos pelo interdiscurso revelam uma Formação ideológica pró-militar e conservadora; e se inserem em uma Formação discursiva institucional, marcada pela neutralidade intencional, concisão e didatismo as explicações, classificando o dicionário como o detentor dos dizeres em sua forma oficial. Diferenças entre os objetos também se tornam relevantes, pois delimitam o contexto histórico em que cada um desses instrumentos foi construído e a alteração de concepções políticas acerca da língua impressas por suas materialidades discursivas. Nessa perspectiva, destaca-se a mudança de ambientação dos exemplos, o que implica na alteração na concepção de língua e norma: no significado de 1980, essas noções atrelam-se a ideia língua originária; no de 2007, a norma linguística vincula-se à consolidação de valores institucionais e democráticos/ republicanos.