PRODUÇÃO DE TEXTOS E GRAMÁTICA:

Práticas linguístico-discursivas com estudantes de Enfermagem

Autores

Resumo

Situado na área da Linguística Aplicada, este artigo tem por objetivo investigar o papel da gramática em práticas linguístico-discursivas que focalizam a produção de textos em aulas de Língua Portuguesa no ensino superior. Para tanto, é alinhavada uma discussão acerca da reflexão gramatical em articulação com a leitura e a produção de textos numa perspectiva dialógica e processual. Na inter-relação estabelecida entre o construto teórico e os dados produzidos numa pesquisa de sala de aula em uma turma de Bacharelado em Enfermagem, o estudo evidenciou que as práticas linguístico-discursivas, que envolvem leitura, produção de textos e gramática, podem proporcionar momentos contínuos de aprendizagem sobre a Língua Portuguesa quando planejadas e efetuadas levando em conta o caráter dinâmico e social da linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Silvio Nunes da SILVA JUNIOR, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL). Efetuou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos da Universidade do Estado da Bahia (PPGESA/UNEB) e no Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade de Pernambuco (PROFLETRAS/UPE). É professor efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Palmeira dos Índios/AL e da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEDUC/AL). Pesquisador do Grupo de Estudos Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas (GEDEALL/CNPq/UFAL) e do Grupo de Estudo das Narrativas Alagoanas (GENA/CNPq/UNEAL). 

Downloads

Publicado

2024-03-06

Como Citar

SILVA JUNIOR, S. N. da. (2024). PRODUÇÃO DE TEXTOS E GRAMÁTICA:: Práticas linguístico-discursivas com estudantes de Enfermagem. Caminhos Em Linguística Aplicada, 30(2), 254–273. Recuperado de https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/3649