TRATAMENTO DIDÁTICO DA MULTIMODALIDADE NO EIXO DE “ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA” DA BNCC
Resumo
A Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo que objetiva estabelecer a equidade com relação aos conteúdos e objetos de conhecimentos acessados pelos estudantes brasileiros. Esse documento apresenta, em suas concepções, uma série de novos paradigmas que impactam diretamente a prática docente de professores a nível nacional. Entre esses paradigmas está um novo modo de conceber e inserir a multimodalidade no âmbito escolar. Tendo em vista esse contexto, à luz da Semiótica Social (KRESS, VAN LEEUWEN E LEITE-GARCIA, 2001), este artigo analisa o tratamento didático da multimodalidade no eixo de “análise linguística/semiótica” da BNCC para os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º). Para tanto, além dos autores supracitados, nos ancoramos nos trabalhos de Rojo e Moura (2012) Rojo e Barbosa (2015) e Ribeiro (2021). A metodologia utilizada para a construção de uma análise interpretativa é de cunho qualitativa e documental. Os resultados mostram que, apesar de a BNCC contar com uma consistente fundamentação teórica a respeito da multimodalidade, alinhada aos estudos acadêmicos a respeito do tema, no conjunto de habilidades que compõem o eixo analisado há, ainda, pouco aprofundamento na abordagem das múltiplas semioses, predominando, até então, uma hierarquização da semiose verbal (oral ou escrita) sobre as outras semioses, como se estas estivessem sempre operando para o reforço da semiose verbal e assumissem posição secundária no processo interativo de construção de sentidos.