CARNIVAL OVERSEAS

UMA EXPERIÊNCIA DE PROJETO COLABORATIVO INTERNACIONAL COM ESTUDANTES DE TURISMO

Autores

  • Fábio BARBOSA DE LIMA Universidade de São Paulo
  • Gisele SOUZA MOREIRA Fatec Jundiaí

DOI:

https://doi.org/10.69609/2176-8625.2025.v31.n1.a3735

Resumo

Resumo

Neste artigo apresentaremos as atividades realizadas no Projeto Colaborativo Internacional Carnival Overseas, realizado com estudantes da área de Turismo do Brasil, Espanha e Grécia, financiado pelo programa Erasmus+, com o uso da plataforma colaborativa eTwinning. Pretendemos discutir a importância do ensino de línguas para fins específicos nessa área de formação, de acordo com os estudos de ALMEIDA FILHO (2016; 2017) e BEDIN (2017) e a importância das línguas estrangeiras no processo de internacionalização (MAIA, 2020). Por fim, apresentaremos os resultados alcançados na realização desta atividade em que estudantes e docentes das três nacionalidades trabalharam sobre a temática do carnaval a partir de uma perspectiva intercultural.

Palavras-Chave: Turismo; Línguas para Fins Específicos; Projetos Colaborativos Internacionais; Carnaval; eTwinning.

Biografia do Autor

Fábio BARBOSA DE LIMA, Universidade de São Paulo

Doutor (2019) e mestre (2012) em Letras no programa de Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-americana na FFLCH-USP. Licenciado em Letras pela Universidade Braz Cubas (2004). Professor Doutor na Faculdade de Educação da USP. Foi professor de língua espanhola na Fatec Itaquaquecetuba entre 2014 e 2023, coordenando a área de Políticas Linguísticas da Assessoria de Relações Internacionais do Centro Paula Souza entre 2020 e 2022. Tem experiência na área de ensino de E/LE, Metodologia do Ensino de Língua Espanhola e Espanhol para Fins Específicos. Atua principalmente nos seguintes temas: Formação Docente, Políticas Linguísticas e Pragmática. Presidente da Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo (APEESP) nos biênios 2022-2024 (atual) e 2014-2016.

Gisele SOUZA MOREIRA, Fatec Jundiaí

Doutora (2021) e mestre (2013) em Letras no programa de Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-americana na FFLCH-USP. Bacharel em Letras (2009) com habilitações em Português e Espanhol também pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Licenciada em Letras (2010) pela Faculdade de Educação da USP. É professora de espanhol na FATEC desde fevereiro de 2018. Também tem experiência no ensino de língua portuguesa e língua espanhola no ensino fundamental e no ensino médio e atua também como tradutora e revisora.

Downloads

Publicado

2025-05-21