ENSINO DE LÉXICO EM VIDEOAULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
O TRABALHO COM A COESÃO LEXICAL
DOI:
https://doi.org/10.69609/2176-8625.2025.v31.n2.a3770Resumo
Este trabalho busca investigar o tratamento pedagógico dado à coesão lexical em videoaulas para o ensino de língua portuguesa, haja vista a relevância que esses recursos audiovisuais adquiriram no contexto (pós)pandêmico, passando de ferramenta complementar às aulas a possibilidade de opção principal de acesso ao conhecimento por parte de alunos e professores. Esta pesquisa, nesse sentido, caracteriza-se como documental, qualitativa, aplicada e interpretativo-descritiva. Em relação ao percurso metodológico, primeiramente, houve a coleta de dados, mediante a catalogação de cinco videoaulas pertencentes a quatro canais educativos on-line, sendo eles: Brasil Escola, Canal Futura, Kultivi e Geekie Games. Em seguida, para subsidiar a análise e a interpretação dos dados coletados, foi dada importância às contribuições da Lexicologia e da Linguística de Texto, de modo a desvelar as noções de léxico, as orientações teóricas e as perspectivas de análise linguística subjacentes aos materiais analisados. Verificou-se, portanto, que há uma predominância de recursos do procedimento de substituição lexical entre os objetos de conhecimento, tratados, em geral, nas dimensões da palavra e da frase. Quanto às orientações teóricas, prevalecem as vertentes do Funcionalismo e da Linguística de Texto (em diferentes fases) e, no que se refere às perspectivas de análise linguística, sobressai a perspectiva conservadora ao lado de uma esporádica presença da conciliadora. Diante disso, ratifica-se a defesa por uma concepção e um ensino do léxico alicerçados em seu funcionamento textual-interativo, a partir do qual se enfatizam as contribuições do sistema lexical para a organização da língua e a construção da textualidade e a argumentatividade.