ENSINO DE LÉXICO EM VIDEOAULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

O TRABALHO COM A COESÃO LEXICAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69609/2176-8625.2025.v31.n2.a3770

Resumo

Este trabalho busca investigar o tratamento pedagógico dado à coesão lexical em videoaulas para o ensino de língua portuguesa, haja vista a relevância que esses recursos audiovisuais adquiriram no contexto (pós)pandêmico, passando de ferramenta complementar às aulas a possibilidade de opção principal de acesso ao conhecimento por parte de alunos e professores. Esta pesquisa, nesse sentido, caracteriza-se como documental, qualitativa, aplicada e interpretativo-descritiva. Em relação ao percurso metodológico, primeiramente, houve a coleta de dados, mediante a catalogação de cinco videoaulas pertencentes a quatro canais educativos on-line, sendo eles: Brasil Escola, Canal Futura, Kultivi e Geekie Games. Em seguida, para subsidiar a análise e a interpretação dos dados coletados, foi dada importância às contribuições da Lexicologia e da Linguística de Texto, de modo a desvelar as noções de léxico, as orientações teóricas e as perspectivas de análise linguística subjacentes aos materiais analisados. Verificou-se, portanto, que há uma predominância de recursos do procedimento de substituição lexical entre os objetos de conhecimento, tratados, em geral, nas dimensões da palavra e da frase. Quanto às orientações teóricas, prevalecem as vertentes do Funcionalismo e da Linguística de Texto (em diferentes fases) e, no que se refere às perspectivas de análise linguística, sobressai a perspectiva conservadora ao lado de uma esporádica presença da conciliadora. Diante disso, ratifica-se a defesa por uma concepção e um ensino do léxico alicerçados em seu funcionamento textual-interativo, a partir do qual se enfatizam as contribuições do sistema lexical para a organização da língua e a construção da textualidade e a argumentatividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

David Naamã Melo de Figueiredo, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduado em Letras-Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Pesquisador inscrito no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), nas vigências 2022-2023 e 2023-2024, estando vinculado ao Grupo de Pesquisa Teorias da Linguagem e Ensino (GPTLE/UFCG) e ao Grupo de Estudos em Linguagem e Interação (GELI/UFPE). Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), entre 2024 e 2025. Também é membro do Grupo de Estudos em Língua Portuguesa (GELP). Tem interesse na área de Linguística, com um enfoque para os estudos voltados ao ensino de léxico, análise linguística e produção de textos.

Herbertt Neves, Universidade Federal de Pernambuco

Professor de Língua Portuguesa na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). Doutor em Letras (Linguística) pela UFPE. Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (UFCG). Coordenador do Grupo de Estudos em Língua Portuguesa (GELP/UFPE). Tem interesse por pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Língua Portuguesa, especialmente nas subáreas de Educação Linguística (Análise Linguística, Lexicologia Pedagógica e Produção Escrita), História Social do Português, Estudos Gramaticais e Linguística de Texto.

Downloads

Publicado

2025-08-21

Como Citar

Melo de Figueiredo, D. N., & Neves, H. (2025). ENSINO DE LÉXICO EM VIDEOAULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: O TRABALHO COM A COESÃO LEXICAL . Caminhos Em Linguística Aplicada, 31(2), 90–105. https://doi.org/10.69609/2176-8625.2025.v31.n2.a3770