MEMÓRIAS E NARRATIVAS DE LETRAMENTOS DESCONTÍNUOS DE IDOSOS
Resumo
O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa em que são estudadas as memórias e narrativas de letramentos descontínuos de idosos em sua formação em leitura, escrita e identidade na vida de homens e mulheres idosos, na faixa etária de 60 a 100 anos, no Município de São Francisco do Conde (BA). Trata-se de pessoas que tiveram acesso a algum tipo de letramento, mesmo sem terem tido contato com os bancos escolares formais, ou ainda, que os frequentaram com determinadas descontinuidades, evidenciando e compreendendo seus percursos formativos e as práticas sociais de letramentos do contexto sociocultural da comunidade em diálogo, que mesmo tendo formação escolar descontínua, colaboraram para sua (in) visibilidade junto a sua comunidade. Registros e interações entre os atores sociais nos espaços por onde transitam, narrando os processos de interação desses participantes, seus acessos à leitura e à escrita, analisando como acontece a construção dessas memórias. Narrativas que revelam a natureza qualitativo-etnográfica conjugada com a história oral e de vida, em uso dos depoimentos pessoais, que foram utilizados para captar o intercruzamento das memórias e letramentos da história dos idosos com a memória e a construção da identidade pessoal. Entrevistas semiestruturadas, narrativas pessoais de quem deseja tão somente sentir-se parte de uma comunidade que lê, escreve e vê a vida a partir da lógica letrada, mas que não ignoram os múltiplos saberes construídos e consolidados que demarcam nossa sociedade, revelando vozes antes silenciadas e que agora se apresentam como participantes legítimos desses mesmos espaços e lugares de fala.