PRÁTICAS DE LEITURA NOS 3º, 4º E 5º ANOS PELO CURRÍCULO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS:
O LETRAMENTO LITERÁRIO FOI CONTEMPLADO?
DOI:
https://doi.org/10.69609/2176-8625.2025.v31.n2.a3795Resumo
Esta pesquisa objetiva investigar a proposta de práticas de leitura do Currículo de São José dos Campos (SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, 2021) para os 3º, 4º e 5º anos e refletir sobre o lugar do letramento literário nessa proposta. Justifica-se não apenas para o professor dessa Rede Municipal de Ensino, mas também para outros que, à luz dos dados e reflexões apresentados, poderão traçar um paralelo entre esses e as observações que fazem em seus contextos de trabalho. Espera-se que essa possibilidade de diálogo possa contribuir para fortalecer o trabalho do professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Metodologicamente, é uma pesquisa de caráter qualitativo, do tipo documental. Como tal, descreve, compreende e explica os dados selecionados do Currículo de São José dos Campos a partir do quadro teórico de referência baseado na concepção enunciativo-discursiva da linguagem; na concepção sociocognitiva de leitura; na perspectiva do letramento literário e dos multiletramentos. Os resultados mostraram que a dimensão cognitiva do “entender” é a mais exigida nas habilidades de leitura, porém as dimensões relativas a processos cognitivos mais complexos, como avaliar e criar, são pouco mencionadas; os gêneros discursivos prescritos para cada ano analisado são restritos e, se entendidos como única possibilidade, não contribuem para a formação leitora mais ampla e dialógica dos alunos; o letramento literário é muito pouco contemplado. Conclui-se que o desenvolvimento de propostas de leitura de gêneros variados, especialmente os da literatura infantil, é necessário para a complementação desse Currículo, visando à formação leitora dos alunos.