PESQUISA QUANTI-QUALI RELACIONADA AO USO DOS VERBOS NO PRETÉRITO PERFECTO SIMPLE E COMPUESTO EM ESPANHOL
DOI:
https://doi.org/10.69609/2176-8625.2025.v31.n2.a3799Resumo
A pesquisa possui como tema a aprendizagem dos verbos no Pretérito Perfecto Simple e no Pretérito Perfecto Compuesto do espanhol. O objetivo principal foi elaborar e aplicar os instrumentos de análise: pré-teste e pós-teste e analisar os resultados obtidos a partir dos referenciais teóricos, sendo eles Fiorin (2003), Saussure (2012), Benveniste (1976) os quais abordam o conceito de língua e enunciação. Esta pesquisa é aplicada quanto à natureza; quanti-qualitativa quanto à abordagem; quanto aos objetivos é exploratória e quanto aos procedimentos é uma pesquisa-ação. Os resultados apontaram que os alunos obtiveram mais facilidade em desenvolver atividades controladas do que as atividades livres, visto que na atividade controlada os alunos acertaram mais em relação à atividade livre tanto no pré-teste como no pós-teste, pois na atividade controlada do pré-teste os alunos atingiram 35,38% de acertos, já na atividade livre os alunos obtiveram 11,24% de acertos; por outro lado, na atividade controlada do pós-teste, o percentual de acertos foi 51,92% e na atividade livre, foi de 16,86%. Por fim, cumpre ressaltar que ainda é importante seguir os estudos sobre o ensino e aprendizagem de língua estrangeira para aprimorar o ensino.