UMA ABORDAGEM SOBRE PROJETO DE LETRAMENTO NO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA CAMINHOS DA ESCRITA
Resumo
Nas áreas de Educação e Letras, estudiosos têm pesquisado sobre o que é recomendado e realizado pelo professor em sala de aula. Ao considerar esse contexto, constitui-se como pergunta desta pesquisa: O que é prescrito e realizado pelo docente, participante de curso de formação continuada, em relação ao gênero laboral projeto? No desejo de respondê-la, estabelecemos como objetivo refletir sobre formação docente a partir do tratamento didático concedido à escrita de um dispositivo de ensino utilizado pelo professor, solicitado em sua atuação, o projeto. Para tanto, reconhecemos os eixos teóricos da Linguística Aplicada e da Educação, sendo este último dedicado à formação docente (Zeichner, 1993; Amigues, 2004; Freire; Leffa, 2013; Machado, 2002; Franco, 2009; e Pinheiro et al., 2016), bem como a projeto de letramento (Kleiman, 2001; Oliveira, 2016; e Geraldi, 1997). A pesquisa tem características de natureza qualitativa híbrida, pois usamos a netnografia e análise documental, com circulação na esfera virtual, e envolve a análise de um protótipo de projeto de práticas de letramento1 e um produto escrito por um dos cursistas participantes do curso Caminhos da escrita, oferecido pelo Programa Escrevendo o Futuro. Os resultados finais apontam divergências entre o que o curso propõe e o cursista escreveu, que não segue à risca as prescrições repassadas no itinerário de seus estudos; apenas algumas das orientações propostas na atividade foram contempladas. Houve acréscimo de texto, com a atribuição de títulos às seções e ignorância à produção de palavras, levando em conta a quantidade para cada parte do projeto.