A IMPORTÂNCIA DO ESPANHOL PARA FORTALECER O PLURILINGUISMO E O TURISMO NO ESTADO DO CEARÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69609/2176-8625.2025.v31.n1.a3806

Resumo

A contínua necessidade de formação e especialização está estreitamente ligada à competência em línguas estrangeiras, especialmente diante do avanço da globalização cultural e comercial. O domínio de diversos idiomas não apenas enriquece a experiência pessoal, mas também emerge como um meio fundamental para se destacar no cenário profissional. Neste sentido, no artigo em questão tratamos da importância do ensino da língua espanhola para fortalecer o turismo no Ceará, um estado nordestino de grande relevância e impacto no turismo nacional. Baseamo-nos nos estudos de Autor X (2020), Fernandez e Moreira (2019), Moreira e Ponte (2021), Oliveira, Wildner e Haemings (2011) entre outros. Trata-se de um estudo bibliográfico, uma vez que analisamos, a partir de teóricos da área, a presença e a importância do ensino de espanhol para fortalecer o plurilinguismo e o turismo no estado cearense. Como alguns dos resultados do trabalho, identificamos cinco cursos de Licenciatura em Letras Espanhol, no estado, que fornecem formação de professores para o mercado. Também discorremos sobre oferta de cursos na área de turismo, com um total de cinco cursos oferecidos pelo IFCE: Bacharelado em Turismo, Técnico subsequente em Guia de Turismo, Especialização em Turismo Sustentável, Técnico de Guia de Turismo e Tecnologia em Gestão de Turismo. Além disso, abordamos quatro equipamentos públicos que oferecem cursos livres de línguas na capital, contribuindo para o plurilinguismo no Ceará e fortalecendo, mesmo que de forma indireta, ao desenvolvimento do turismo neste estado.

Biografia do Autor

Tatiana Lourenço de CARVALHO, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Professora Adjunta II do Departamento de Letras Estrangeiras (DLE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Doutora pela Universidad de Salamanca (USAL) no Programa de Doutorado "Español: investigación avanzada en Lengua y Literatura", com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - Programa Ciência sem Fronteiras (Doutorado pleno no exterior). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), com bolsa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e graduada em Letras: Português-Espanhol e suas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, é coordenadora do Núcleo Docente Estruturante - NDE do Curso de Letras - Língua Espanhola do DLE / CAPF / UERN. É membro dos grupos de pesquisa: Estudos Aplicados em Línguas Estrangeiras (EALE), do DLE/UERN, Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET) do PPGL/UERN e Grupo de Pesquisa em Análise de Discurso Crítica: representações, ideologias e letramentos (PosLA-UECE). Atua na área de Linguística Aplicada com ênfase no ensino de espanhol, comunicação mediada por tecnologias digitais, letramentos na web e Educação a Distância (EaD).

Sara de Paula LIMA , Universidade Federal do Ceará

Licenciada em Letras Português-Espanhol e suas respectivas literaturas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), em 2007. Possui doutorado em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC), em 2016, e mestrado em Linguística na mesma instituição, UFC, em 2010. Docente adjunto junto ao Departamento de Letras Estrangeiras da UFC, desde 2017. Atualmente é coordenadora do Curso de Letras Espanhol a distância da UFC/IUVI e chefe do Departamento de Letras Estrangeiras. Atua nas áreas de Linguística e Letras, com ênfase em ensino de línguas estrangeiras, formação de professores, uso de tecnologias na educação e educação a distância. Coordena o grupo de pesquisa TECLE - Tecnologia para o Ensino Comunicativo de Línguas Estrangeiras e participa do Grupo de pesquisa EDAEL - Estudos do Discurso Aplicados à Educação Linguística, da Universidade Federal de Minas Gerais, coordenado pela profa. Dra. Elzimar Goettenauer de Marins Costa.

Downloads

Publicado

2025-05-21