As intrínsecas relações entre o aprendizado dos conteúdos escolares e o desenvolvimento de aspectos socioafetivos dos educandos
DOI:
https://doi.org/10.69609/2176-8625.2024.v30.n4.a3828Resumo
Este texto apresenta esclarecimentos sobre as intrínsecas relações entre o aprendizado dos conteúdos escolares e o desenvolvimento de aspectos socioafetivos dos educandos. A reflexão sobre tais relações faz-se necessária porque há educadores que divorciam as atividades concernentes ao ensino dos conteúdos das atividades destinadas aos aspectos socioafetivos, como a resolução de conflitos, o desenvolvimento de valores, entre outros. Por suporem que as atividades têm objetivos distintos, tais docentes sentem que devem priorizar a dimensão socioafetiva do ensino, relegando para segundo plano o ensino dos conteúdos culturais da disciplina. Tal crença denota que tais educadores não acreditam nas interdependências entre os aspectos cognitivos e os aspectos afetivos na psiquê humana. Nesse sentido, é preciso esclarecer que os conteúdos disciplinares aprendidos na escola, aqui entendidos segundo a perspectiva de Vigotsky acerca do desenvolvimento dos conceitos científicos, são de vital importância para o desenvolvimento dos aspectos socioafetivos, uma vez que promovem a formação da consciência. Assim, o objetivo deste texto é evidenciar, segundo as concepções de Vigotsky, Moreno, Sastre, entre outros, como o ensino de conteúdos pode conjuntamente promover o desenvolvimento dos aspectos socioafetivos, incluindo aqui os aspectos axiológicos. Para tanto, serão abordados alguns pressupostos vigotskianos, tais como o processo de formação de conceitos, o processo de internalização, o conceito de perezhivanie, entre outros, que esclarecem nossa compreensão sobre a formação da consciência humana e como a escola pode contribuir para o desenvolvimento integral do aluno quando o professor proporciona, de forma adequada, a aprendizagem dos conteúdos.