As intrínsecas relações entre o aprendizado dos conteúdos escolares e o desenvolvimento de aspectos socioafetivos dos educandos

Autores

  • Elisabeth Ramos da SILVA Universidade de Taubaté
  • Maria José Milharezi ABUD Universidade de Taubaté
  • Maria de Lourdes Ramos da SILVA Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.69609/2176-8625.2024.v30.n4.a3828

Resumo

Este texto apresenta esclarecimentos sobre as intrínsecas relações entre o aprendizado dos conteúdos escolares e o desenvolvimento de aspectos socioafetivos dos educandos. A reflexão sobre tais relações faz-se necessária porque há educadores que divorciam as atividades concernentes ao ensino dos conteúdos das atividades destinadas aos aspectos socioafetivos, como a resolução de conflitos, o desenvolvimento de valores, entre outros. Por suporem que as atividades têm objetivos distintos, tais docentes sentem que devem priorizar a dimensão socioafetiva do ensino, relegando para segundo plano o ensino dos conteúdos culturais da disciplina. Tal crença denota que tais educadores não acreditam nas interdependências entre os aspectos cognitivos e os aspectos afetivos na psiquê humana. Nesse sentido, é preciso esclarecer que os conteúdos disciplinares aprendidos na escola, aqui entendidos segundo a perspectiva de Vigotsky acerca do desenvolvimento dos conceitos científicos, são de vital importância para o desenvolvimento dos aspectos socioafetivos, uma vez que promovem a formação da consciência.  Assim, o objetivo deste texto é evidenciar, segundo as concepções de Vigotsky, Moreno, Sastre, entre outros, como o ensino de conteúdos pode conjuntamente promover o desenvolvimento dos aspectos socioafetivos, incluindo aqui os aspectos axiológicos. Para tanto, serão abordados alguns pressupostos vigotskianos, tais como o processo de formação de conceitos, o processo de internalização, o conceito de perezhivanie, entre outros, que esclarecem nossa compreensão sobre a formação da consciência humana e como a escola pode contribuir para o desenvolvimento integral do aluno quando o professor proporciona, de forma adequada, a aprendizagem dos conteúdos.

Biografia do Autor

Elisabeth Ramos da SILVA, Universidade de Taubaté

Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). Foi professora da Rede municipal de São José dos Campos durante oito anos, onde criou e desenvolveu o projeto Teatro nas escolas. Atuou também em cursos preparatórios para concursos públicos e vestibulares. Foi professora doutora assistente da Universidade de Taubaté, e atualmente trabalha no Programa de Mestrado em Linguística Aplicada dessa instituição, além de coordenar o curso de Especialização em língua portuguesa: Gramática e uso. Atua principalmente nos seguintes temas: formação de professores; cognição, afetividade e linguagem; ensino de gramática. Possui vários artigos e capítulos de livros sobre esses temas.

Maria José Milharezi ABUD, Universidade de Taubaté

Possui as seguintes graduações, realizadas na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Taubaté: Pedagogia Licenciatura (1963); Letras Português e Literatura (1972); Pedagogia com Habilitações em: Administração Escolar de 1º e 2º graus (1972); Orientação Educacional (1973); Ensino das Disciplinas e Atividades Práticas dos Cursos Normais (1975); Supervisão Escolar de 1º e 2º graus (1975). Cursou as seguintes Especializações: ?Literatura Brasileira Contemporânea?, na Universidade de Mogi das Cruzes (1974); ?A problemática da Literatura e as Literaturas Portuguesa e Brasileira?, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Taubaté (1975) e ?Semântica Aplicada ao Ensino da Comunicação e Expressão?, na Universidade de Taubaté (1977). Na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo realizou seu Mestrado em Educação: Supervisão e Currículo (1986) e seu Doutorado em Educação: Psicologia da Educação (1999). Tem experiência na área de educação, com ênfase em Administração Educacional. Atualmente é professora de cursos de Pós-Graduação da Universidade de Taubaté. Seus estudos versam sobre atividades de ensino na educação superior, características de qualidade do professor, estratégias de ensino, formação de professores, ensino da língua materna, relações entre cognição, afetividade e linguagem, ensino da leitura e da escrita na fase inicial de escolarizaçã

Maria de Lourdes Ramos da SILVA, Universidade de São Paulo

Professora Livre-docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP/SP); Doutora em Filosofia e Ciências de Educação pela Universidade Complutense de Madri, Espanha; Mestre em História e Filosofia da Educação (USP/SP), Bacharel e Licenciada em Pedagogia (USP/SP). Exerceu o cargo de Diretora da Faculdade de Ciências da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco (SP) de fevereiro de 2011 a fevereiro de 2017. Atualmente, desenvolve atividades de docência, pesquisa e orientação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). É também especialista junto ao Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo (CEE) e avaliadora institucional junto ao MEC. É autora de livros, capítulos de livros e artigos publicados em revistas especializadas nacionais e internacionais. Integra grupo de pesquisas junto ao CNPq e suas linhas de pesquisa concentram-se nos seguintes temas centrais: 1-)identidades profissionais docentes, 2-) Formação,Identidade e profissionalidade docente 3-) gênero e identidade docente 4-) Identidade e formação musical.  

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Publicado

2024-10-13