Ensino de leitura crítica em Língua Inglesa no Ensino Médio:

Reflexão sobre a prática pedagógica de um professor de uma escola pública de Pau dos Ferros - RN

Autores

  • Maria Elízia Cavalcante COSTA Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Robson Henrique Antunes de OLIVEIRA Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.69609/2176-8625.2024.v30.n4.a3829

Resumo

Este trabalho objetiva investigar o ensino de Língua Inglesa em uma turma do Ensino Médio de uma escola pública do município de Pau dos Ferros – RN, mais diretamente o ensino de leitura, com ênfase no processo de construção dos sentidos, refletindo sobre como a abordagem empregada se materializa em uma concepção voltada para uma aula como um processo crítico. Nesse sentido, fundamentamo-nos teoricamente pelos estudos de Kato (1985), Fairclough (1995), Moita Lopes (1996), Kleiman (2007), Coracini (2010, 2012), Orlandi (2003, 2012), Menezes de Souza (2010), Duboc (2012) e Ribeiro (2018). Metodologicamente, a pesquisa é de abordagem qualitativa, com procedimento de análise descritivo e interpretativista. Os resultados revelam que as aulas de leitura não proporcionaram a reflexão crítica para os alunos, pois o professor persiste em abordagens que evidenciam questões mais superficiais como a codificação e a decodificação do texto. Concluímos que seria mais interessante e pertinente, tanto para o ensino quanto para a aprendizagem, que o ensino de leitura em língua inglesa estivesse ligado aos contextos socioculturais dos alunos, já que as práticas de leitura, em sociedade, requerem, uma análise mais intensa e mais detalhada dos sentidos.

Biografia do Autor

Maria Elízia Cavalcante COSTA, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, com Especialização em Mídias na Educação, Licenciada em Letras, com habilitação em Língua Inglesa e Língua Espanhola e respectivas Literaturas. Atua como professora de Língua Inglesa no Ensino Básico na rede Estadual do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. (SEEC/RN) Tem interesse nas áreas de Multimodalidade e Multiletramentos, Literatura, Ensino e Ensino de Línguas Estrangeiras e atua como professora preceptora no Programa Residência Pedagógica no Subprojeto de Língua Inglesa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Robson Henrique Antunes de OLIVEIRA, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Estudos da Linguagem, pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Aplicados em Línguas Estrangeiras (UERN) e Letramento e Etnografia (UFRN). Mestre em Ensino, pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e graduado em Letras Língua Inglesa e suas Respectivas Literaturas. Professor de Língua Inglesa na educação básica. Seus estudos se voltam para questões de ensino e de aprendizagem de Língua Inglesa, atuando nos temas: multimodalidade, multiletramentos, leitura e produção de gêneros de linguagens e análise de livros didáticos.

Downloads

Publicado

2024-10-13