Ensino de leitura crítica em Língua Inglesa no Ensino Médio:
Reflexão sobre a prática pedagógica de um professor de uma escola pública de Pau dos Ferros - RN
DOI:
https://doi.org/10.69609/2176-8625.2024.v30.n4.a3829Resumo
Este trabalho objetiva investigar o ensino de Língua Inglesa em uma turma do Ensino Médio de uma escola pública do município de Pau dos Ferros – RN, mais diretamente o ensino de leitura, com ênfase no processo de construção dos sentidos, refletindo sobre como a abordagem empregada se materializa em uma concepção voltada para uma aula como um processo crítico. Nesse sentido, fundamentamo-nos teoricamente pelos estudos de Kato (1985), Fairclough (1995), Moita Lopes (1996), Kleiman (2007), Coracini (2010, 2012), Orlandi (2003, 2012), Menezes de Souza (2010), Duboc (2012) e Ribeiro (2018). Metodologicamente, a pesquisa é de abordagem qualitativa, com procedimento de análise descritivo e interpretativista. Os resultados revelam que as aulas de leitura não proporcionaram a reflexão crítica para os alunos, pois o professor persiste em abordagens que evidenciam questões mais superficiais como a codificação e a decodificação do texto. Concluímos que seria mais interessante e pertinente, tanto para o ensino quanto para a aprendizagem, que o ensino de leitura em língua inglesa estivesse ligado aos contextos socioculturais dos alunos, já que as práticas de leitura, em sociedade, requerem, uma análise mais intensa e mais detalhada dos sentidos.