UMA PRÁTICA DIALÓGICA DE LETRAMENTO NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS:
O PENSAR ALTO EM GRUPO COMO ESTRATÉGIA FORMATIVA
DOI:
https://doi.org/10.69609/2176-8625.2025.v31.n2.a3832Resumo
O objetivo geral deste trabalho é apresentar a percepção de alunos sobre uma prática dialógica de letramento, o Pensar Alto em Grupo- PAG (Zanotto, 2014, 2016). Trata-se de um recorte de uma pesquisa de doutorado (Autor X, 2023), que verificou a relação entre a prática do PAG e a formação de alunos como leitores responsivos e a do professor como agente de letramento. O artigo, de natureza qualitativa (Denzin; Lincoln, 2006; Moita Lopes, 1994), inserido no campo científico da Linguística Aplicada transgressiva (Pennycook, 2006), está embasado nos estudos sobre leitura (Coracini, 2010; Dalvi; Rezende; Jover-Faleiros, 2013; Kleiman, 2011; Lima, 2005; Zanotto; Sugayama, 2016), letramento (Street, 2014) e na perspectiva dialógica da linguagem (Bakhtin, 2011; Volóchinov, 2018). Os dados foram gerados a partir da produção de um relato reflexivo por dois Grupos de sujeitos participantes de um curso de extensão universitária promovido remotamente, em 2021, via plataforma Teams. A análise revela que o PAG foi avaliado positivamente pelos cursistas, pois, conforme seus relatos, tiveram espaço para serem responsivos e construírem sentidos e saberes democrática e colaborativamente, evidenciando o aspecto formativo da prática de Pensar Alto em Grupo.