PROFESSORES, CRIANÇAS E LIVROS: UM OLHAR PARA CONCEPÇÕES E AÇÕES DOCENTES ENVOLVENDO EXPERIÊNCIAS LITERÁRIAS COM CRIANÇAS DE ZERO A TRÊS ANOS
DOI:
https://doi.org/10.69609/2176-8625.2025.v31.n2.a3833Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo compreender as relações estabelecidas entre a tríade criança, adulto (professor) e livro infantil. A pesquisa é de natureza qualitativa e teve como participantes nove professoras que atendem crianças de zero a três anos em uma creche localizada no interior paulista. Os instrumentos para a realização da pesquisa foram um questionário inicial, sete encontros de pesquisa-formação realizados ao longo de cinco meses em Horários de Trabalho Coletivo e, ao final, uma entrevista semiestruturada realizada individualmente. Os resultados apontaram concepções e ações criativas das professoras referentes à inserção literária de bebês e crianças bem pequenas, evidenciando aspectos ligados a critérios para a escolha dos livros, recursos utilizados na contação de histórias e o processo de mediação docente literária, caracterizando a importância de momentos formativos e de troca entre pares.