VOZES DE MULHERES NEGRAS:
PRÁTICAS DECOLONIAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LITERATURA COM ADOLESCENTES NO CONTEXTO DA SOCIOEDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.69609/2176-8625.2025.v31.n2.a3882Resumo
Articular práticas decoloniais no ensino-aprendizagem de literaturas envolve pensar e atuar a respeito de um outro caminho para reconhecer, lutar, caminhar e multiplicar desde baixo, com atividades político-epistêmicas que desmontam, deslocam e interrompem os universalismos da totalidade, da colonialidade do ser e do saber centrados no norte global. Com esse princípio, este texto objetiva apresentar as potencialidades pedagógicas do trabalho literário com meninas adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de internação. Como aporte teórico, pautamo-nos nos estudos decoloniais e nos princípios freireanos que destacam a educação como humanização, prática de liberdade, sendo possível propor ações pedagógicas pelo inédito-viável. Os resultados indicam que a práxis decolonial por meio da literatura é transformadora quando as gretas, as fissuras e os gritos atuam em favor da re-existência, da re-humanização e da libertação.