Os PARADIGMAS DE INTERAÇÃO EM AULAS DE INGLÊS VEICULADAS EM MÍDIAS DIGITAIS

Autores

  • Danieli Daiani Francisquini Ocampos IFMS/UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.69609/2176-8625.2025.v31.n2.a3906

Resumo

Os modelos de educação e obtenção de conhecimento atualmente não se restringem somente as salas de aulas inseridas em um ambiente escolar, outros recursos passam a ser utilizados como veículo de informações, e novos meios de comunicação ganham força nessa nova perspectiva de ensino.  Thompson desenvolveu uma introdução à mídia que é fundamentalmente “cultural”, isto é, preocupada tanto com o caráter significativo das formas simbólicas, quanto com a sua contextualização social, assim o autor desenvolve uma abordagem que privilegia a comunicação como parte integral de contextos mais amplos da vida social. Este trabalho objetiva propor uma reflexão, a partir da Teoria Social da Mídia de Thompson, com foco nos 3 (três) paradigmas de interação dispostos pelo autor e considerar se essa teoria ajuda a pensar sobre aprendizagem, apresentando uma análise de aulas de inglês em dois tipos de mídia: televisão (Telecurso) e internet (YouTube) nos canais Mr Duncan e Speak English with Vanessa. Para tanto utilizamos uma metodologia qualitativa, por meio da qual buscamos refletir e exemplificar aspectos característicos de cada uma das formas de interação elucidadas por Thompson, utilizando como corpus de análise, um episódio de aula de inglês do Telecurso e uma aula disponibilizada em cada canal do YouTube já descritos. Concluindo, percebemos que com o avanço da tecnologia, as práticas de interação também estão em constante mudança, dessa maneira podem envolver uma mistura de diferentes formas, adquirindo um caráter híbrido, permitindo um maior grau de receptividade.

 

Palavras-chave: Meios de comunicação, interação, língua inglesa

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Publicado

2025-08-21

Como Citar

Francisquini Ocampos, D. D. (2025). Os PARADIGMAS DE INTERAÇÃO EM AULAS DE INGLÊS VEICULADAS EM MÍDIAS DIGITAIS . Caminhos Em Linguística Aplicada, 31(2), 106–125. https://doi.org/10.69609/2176-8625.2025.v31.n2.a3906