LETRAMENTO MATEMÁTICO, TECNOLOGIAS E ESTRATÉGIAS MULTIMODAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69609/2176-8625.2025.v31.n2.a3959

Resumo

Práticas pedagógicas inovadoras têm se mostrado uma estratégia relevante para fomentar o letramento matemático em diferentes etapas da educação. Nesse contexto, evidencia-se a necessidade de os professores desenvolverem metodologias diversificadas que conectem conceitos matemáticos às situações do cotidiano, promovendo reflexão crítica e analítica entre os estudantes. Este estudo investiga como práticas pedagógicas mediadas por tecnologias digitais e linguagens multimodais contribuem para o desenvolvimento do letramento matemático na Educação Básica. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão sistemática da literatura, com abordagem descritiva e meta-analítica, reunindo estudos acadêmicos sobre estratégias pedagógicas inovadoras no ensino da Matemática. A análise revela que práticas contextualizadas, associadas ao uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e abordagens multimodais, ampliam as possibilidades de aprendizagem ao conectar conceitos matemáticos às vivências dos estudantes. Os resultados apontam que, embora essas estratégias promovam maior engajamento e favoreçam o desenvolvimento de habilidades críticas, desafios relacionados à formação docente e à infraestrutura tecnológica limitam sua implementação em larga escala. Contudo, tais práticas apresentam potencial para transformar o ensino de Matemática, demandando políticas públicas voltadas à formação docente e investimentos em tecnologias educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Kátia Wiviane Costa dos Reis, UNITAU - Universidade de Taubaté

Mestranda em Educação pelo Mestrado Profissional da Universidade de Taubaté (UNITAU). Especialista em "Orientação, Supervisão e Gestão Escolar" (UNINTER, 2019), "Metodologia do Ensino da Matemática" (UGF, 2013) e "Ensino de Matemática" (Claretiano, 2009). Possui graduação em Licenciatura em Matemática com Ênfase em Informática (UNIP, 2008), Licenciatura em Biologia (Claretiano, 2017) e Pedagogia (Claretiano, 2012). Professora efetiva de Matemática na Secretaria de Educação e Cidadania de São José dos Campos/SP desde 2009, com experiência na rede estadual e privada de ensino. Atuou como Orientadora Educacional (2017-2021) e Diretora de Escola (2022-2023) na EMEFI Prof. Jacyra Vieira Baracho.

Amanda Romão de Paiva, UNITAU - Universidade de Taubaté

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Itajubá (2012) Mestrado e Doutorado em Geofísica Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Atua como Professora na Universidade de Taubaté. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem e experiência em pesquisa científica atuando principalmente nos seguintes temas: proteção, relâmpagos ascendentes, raios conectivos, relâmpagos e detecção de relâmpagos.

Kátia Celina da Silva Richetto, UNITAU - Universidade de Taubaté

Engenharia de Lorena (EEL/USP, 1992), mestrado em Engenharia Mecânica (UNESP, 1996) e doutorado em Engenharia de Materiais (EEL/USP, 2002). Possui especialização em Educação a Distância (2014) e Engenharia de Segurança do Trabalho (UNISA, 2021). Professora Titular da Universidade de Taubaté (UNITAU) desde 1997. É Assessora da Pró-reitoria Estudantil desde 2020, professora e supervisora de TCC na EAD UNITAU. Integra o corpo docente do Mestrado Profissional em Educação desde 2022, com foco em Formação Docente e Práticas Pedagógicas para a Equidade. Desde 2023, é Diretora do Instituto Básico de Exatas da UNITAU e professora do SENAI.

Willian José Ferreira

Professor e pesquisador. Físico pela UNESP, mestre em Ciências Ambientais pela UNITAU e doutor em Geofísica Espacial pelo INPE. Desde 2002, atua no Laboratório de Biogeoquímica Ambiental do INPE, pesquisando emissões de gases de efeito estufa e mudanças de uso do solo. Docente na UNITAU desde 2013, também integra o IPABHi, onde realiza estudos em Hidrologia Ambiental. Em 2023, passou a atuar nos Mestrados Acadêmico e Profissional em Ciências Ambientais, além do Mestrado Profissional em Educação, com pesquisas sobre Hidrologia, Gestão Hídrica e Práticas Pedagógicas para a Equidade. Participa do Programa de Especialização Docente (PED Brasil) do Lemann Center e Instituto Canoa.

Downloads

Publicado

2025-08-21

Como Citar

Costa dos Reis, K. W., Romão de Paiva, A., Silva Richetto, K. C. da, & Ferreira, W. J. (2025). LETRAMENTO MATEMÁTICO, TECNOLOGIAS E ESTRATÉGIAS MULTIMODAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Caminhos Em Linguística Aplicada, 31(2), 218–239. https://doi.org/10.69609/2176-8625.2025.v31.n2.a3959