LETRAMENTO MATEMÁTICO, TECNOLOGIAS E ESTRATÉGIAS MULTIMODAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.69609/2176-8625.2025.v31.n2.a3959Resumo
Práticas pedagógicas inovadoras têm se mostrado uma estratégia relevante para fomentar o letramento matemático em diferentes etapas da educação. Nesse contexto, evidencia-se a necessidade de os professores desenvolverem metodologias diversificadas que conectem conceitos matemáticos às situações do cotidiano, promovendo reflexão crítica e analítica entre os estudantes. Este estudo investiga como práticas pedagógicas mediadas por tecnologias digitais e linguagens multimodais contribuem para o desenvolvimento do letramento matemático na Educação Básica. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão sistemática da literatura, com abordagem descritiva e meta-analítica, reunindo estudos acadêmicos sobre estratégias pedagógicas inovadoras no ensino da Matemática. A análise revela que práticas contextualizadas, associadas ao uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e abordagens multimodais, ampliam as possibilidades de aprendizagem ao conectar conceitos matemáticos às vivências dos estudantes. Os resultados apontam que, embora essas estratégias promovam maior engajamento e favoreçam o desenvolvimento de habilidades críticas, desafios relacionados à formação docente e à infraestrutura tecnológica limitam sua implementação em larga escala. Contudo, tais práticas apresentam potencial para transformar o ensino de Matemática, demandando políticas públicas voltadas à formação docente e investimentos em tecnologias educacionais.