OS CONDICIONAMENTOS LINGUÍSTICOS E EXTRALINGUÍSTICOS NO USO DAS FORMAS TÚ, VOS E USTED
UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO CERCANÍA JOVEN
DOI:
https://doi.org/10.69609/2176-8625.2025.v31.n2.a3977Resumo
O objetivo deste artigo é analisar a abordagem dos condicionamentos linguísticos e extralinguísticos, por parte dos autores da coleção didática Cercanía joven, e como esses fatores podem influenciar a variação linguística no uso das formas de tratamento tú, vos e usted. Para a análise desses fatores, ancoramo-nos em estudos sobre a variação linguística quanto ao uso das formas de tratamento tú, vos e usted, tais como: Silva-Corvalán (2001), Calderón Campos (2010), Brown e Gilman (1960), Carricaburo (2015) e Fontanella de Weinberg (1999). Além disso, consultamos diferentes pesquisas, que se ocuparam de analisar a variação linguística nos livros didáticos (LD) de espanhol no Brasil, como Alonso (1994), Richards (1998), Choppin (2001), Tomlinson (2001, 2011, 2014), Corracini (2001), Rojo (2013) e Cerrolaza e Cerrolaza (1999, 2001). No tocante à metodologia, apresentamos o corpus e os procedimentos metodológicos para a análise e propomos adaptações didáticas, quando pertinente. Por fim, como resultado, podemos pontuar que a coleção Cercanía joven suscitou a reflexão sobre o fator extralinguístico uso regional e sobre o condicionamento linguístico modo imperativo, mas os condicionamentos extralinguísticos idade e classe não foram mencionados pelos autores.