OS CONDICIONAMENTOS LINGUÍSTICOS E EXTRALINGUÍSTICOS NO USO DAS FORMAS TÚ, VOS E USTED

UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO CERCANÍA JOVEN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69609/2176-8625.2025.v31.n2.a3977

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a abordagem dos condicionamentos linguísticos e extralinguísticos, por parte dos autores da coleção didática Cercanía joven, e como esses fatores podem influenciar a variação linguística no uso das formas de tratamento tú, vos e usted. Para a análise desses fatores, ancoramo-nos em estudos sobre a variação linguística quanto ao uso das formas de tratamento tú, vos e usted, tais como: Silva-Corvalán (2001), Calderón Campos (2010), Brown e Gilman (1960), Carricaburo (2015) e Fontanella de Weinberg (1999). Além disso, consultamos diferentes pesquisas, que se ocuparam de analisar a variação linguística nos livros didáticos (LD) de espanhol no Brasil, como Alonso (1994), Richards (1998), Choppin (2001), Tomlinson (2001, 2011, 2014), Corracini (2001), Rojo (2013) e Cerrolaza e Cerrolaza (1999, 2001). No tocante à metodologia, apresentamos o corpus e os procedimentos metodológicos para a análise e propomos adaptações didáticas, quando pertinente. Por fim, como resultado, podemos pontuar que a coleção Cercanía joven suscitou a reflexão sobre o fator extralinguístico uso regional e sobre o condicionamento linguístico modo imperativo, mas os condicionamentos extralinguísticos idade e classe não foram mencionados pelos autores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Valdecy Oliveira Pontes, UFC

Possui Licenciatura Plena em Letras Português / Espanhol pela Universidade Federal do Ceará (2006), especialização em Linguística Aplicada pela Faculdade Sete de Setembro (2009), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (2009), doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2012) e pós-doutorado em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). É Professor Adjunto, na graduação em Letras-Espanhol e no Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução (POET), da Universidade Federal do Ceará e atua como Subcoordenador de Mobilidade Internacional na Coordenadoria de Assuntos Internacionais desta Universidade. Membro da Asociación de Lingüística y Filología de América Latina (ALFAL). Um dos Líderes do Grupo de Pesquisas Sociolinguísticas em Língua Estrangeira (SOCIOLIN-LE -CNPq) e do Grupo de Pesquisa em Tradução, Funcionalismo e Ensino (TRAFE-CNPq). Pesquisador do Grupo de Pesquisas Sociolinguísticas do Ceará (SOCIOLIN -CE-CNPq) e Membro do Grupo de Estudos de Literatura, Tradução e suas Teorias (GELTTE - UFC-CNPq). Tem experiência nas áreas de Linguística Aplicada, Abordagem funcionalista da Tradução, Sociolinguística, Dialetologia, Funcionalismo (vertente norte-americana) e Sociofuncionalismo. Atuando, principalmente, nos seguintes temas: estudos comparativos entre português e espanhol, Sociolinguística e tradução, aspecto, modalidade, pretéritos perfeito e imperfeito, tempo verbal, ponto de referência, tradução e ensino de língua estrangeira, material didático de língua estrangeira.

Jéssika Oliveira Brasil, Universidade Federal do Ceará

Atualmente é doutoranda em Linguística/UFC. Também possui mestrado em linguística pela UFC (Bolsista CAPES). É especialista em ensino de língua espanhola pela Universidade Estácio de Sá e em gestão escolar pela Faculdade Única. Graduada em letras/espanhol pela Universidade Federal do Ceará e graduada em letras-português pela Universidade Estácio de Sá. 

Downloads

Publicado

2025-08-21

Como Citar

Pontes, V. O., & Oliveira Brasil, J. (2025). OS CONDICIONAMENTOS LINGUÍSTICOS E EXTRALINGUÍSTICOS NO USO DAS FORMAS TÚ, VOS E USTED: UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO CERCANÍA JOVEN . Caminhos Em Linguística Aplicada, 31(2), 149–171. https://doi.org/10.69609/2176-8625.2025.v31.n2.a3977