A LINGUÍSTICA APLICADA QUE ME (RE)FAZ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69609/2176-8625.2026.v32.n3.a4339

Resumo

Depois de cinquenta e seis anos de sua consolidação no Brasil, a Linguística Aplicada (LA) mantém uma característica marcante: sua constante evolução, impulsionada pelo diálogo com outras áreas do conhecimento. Este artigo tem como objetivo tecer reflexões sobre os caminhos percorridos pela LA a partir da perspectiva pessoal da autora, pesquisadora com longa trajetória na área. Partindo de um panorama histórico da LA na França, na Inglaterra, nos Estados Unidos e no Brasil, o texto focaliza sua configuração contemporânea no contexto brasileiro. Em complemento, são apontadas tendências observadas em outros países. Por fim, assinala-se como a LA tem sido desenvolvida pela pesquisadora ao longo das últimas quatro décadas, ilustrando-se as elaborações acadêmicas com exemplos de aplicações práticas decorrentes de sua atuação, especificamente em pesquisas sobre identidades, tendo como suporte a linguística sistêmico-funcional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tania Regina de Souza ROMERO, Universidade Federal de Lavras

Graduada em Letras Tradutores e Intérpretes pelo Centro Universitário Ibero Americano (Português, Inglês e Alemão, 1978). Tem mestrado e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989 e 1998) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2007). Atualmente é membro do Conselho Editorial de 9 Revistas Científicas da área, incluindo Intercâmbio (PUC-SP, 1413-4055), Revista D.E.L.T.A. (PUC-SP, 0102-445) e Revista The ESPecialist (PUC-SP, 0102-7077). É Professora Titular no Departamento de Estudos da Linguagem e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Lavras. Foi vice-coordenadora e coordenadora do Grupo de Trabalho Formação de Educadores na Linguística Aplicada, vinculado à ANPOLL. Pesquisa na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Desenvolvimento de Educadores, Ensino-Aprendizagem de Línguas Adicionais, Avaliação de Aprendizagem, Identidades Docentes e Linguística Sistêmico-Funcional.

Downloads

Publicado

2026-06-16

Como Citar

ROMERO, T. R. de S. (2026). A LINGUÍSTICA APLICADA QUE ME (RE)FAZ. Caminhos Em Linguística Aplicada, 32(3), 45–67. https://doi.org/10.69609/2176-8625.2026.v32.n3.a4339