Formação de professores e leitura crítica de propagandas: jogo de imagens e sedução por meio da fórmula<br>Teacher education and critical reading of de advertising genre...<br>La educación y la lectura crítica de la publicidad...

Autores

  • Eveline Mattos TÁPIAS-OLIVEIRA UNITAU
  • Ariádne Castilho de FRÊITAS UNITAU
  • Maria do Carmo Souza de ALMEIDA UNITAU
  • Vera Lúcia Batalha de Siqueira RENDA UNITAU
  • Maria de Jesus Ferreira AIRES UNITAU

Resumo

Resumo
O objetivo do presente trabalho é realizar a análise verbo-visual de um conjunto de propagandas de produtos, cuja imagem se vincula à Fórmula 1, no que se relaciona aos ethé, ou seja, às imagens da tríade empresas-F1-consumidor, como uma forma de levar os alunos do curso de Letras à reflexão crítica acerca do uso da linguagem no gênero propaganda. Para tanto, dividiremos a análise em duas partes principais: a análise feita em reflexo (que seria a leitura esperada pela mídia) em que enfocaremos: as propagandas dessas empresas e seus produtos, os quais recorrem ao vínculo com a Fórmula 1 para vender, em seu ethos retórico; a seguir, exporemos a identidade da Fórmula 1, com seu ethos campeão, que atrai quem quer vender e quem quer comprar; na sequência, analisaremos o ethos prévio do coenunciador consumidor, público-alvo das propagandas, pela imagem projetada que dele fazem as empresas. A segunda parte da análise tem o que estamos chamando de análise em refração, que leva em consideração a análise crítica do ethos retórico e do ethos prévio. Visa-se, com as sugestões de possibilidades de leitura de ethé das propagandas, a formação de leitores críticos no espaço educativo, leitores que, como futuros professores, poderão ajudar a incluir seus alunos em práticas letradas avançadas para ler o mundo com mais atenção e perspicácia.

Palavras-chave: ethos, propaganda, discurso, leitura verbo-visual crítica.


Abstract
The aim of this paper is to verbo-visually analyse a set of advertising releases, concerning to selling goods and services using Formula 1 racing as moto. Thus, we will focus on the ethé, that is, the images behind companies-F1-consumer relationship in order to enhance language graduate language students towards critical reading/reflexion. We divided the analysis in two parts: in the first one, the analsys is performed, as we point out, in reflex, that is, the reading midia expects from its consumers, which bounds their products to F1 in order to sell, using the rhetoric ethos, as well as the discussion about F1 in its champion, previous ethos, which attracts the target consumers. In the second part, analysis will focus on refraction, that is, taking into consideration the critical analysis of both the rhetoric and the previous ethé. The analysis is a suggestion of possible readings, intended to help future teachers to learn and practice, latter on, a more carefully and sharply way to read the world, with their own students.

Key words: ethos, advertising, discourse, critical analysis.


Resumen
 El objetivo de este estudio es llevar a cabo el análisis verbo visual de una serie de propagandas de productos, cuya imagen está relacionada a la Fórmula 1 en lo que se refiere al ethé, es decir, las imágenes de la tríada empresas-F1-consumidor, como una manera de llevar a los estudiantes de letras a la reflexión crítica sobre el uso del lenguaje en el género propaganda. Para ello, dividiremos el análisis en dos partes principales: el análisis de reflejo (que sería la lectura esperada por la mídia) que se centrará en: los anuncios de estas empresas y sus productos, que utilizan el enlace a la Fórmula 1 para la venta en ethos retórico; a continuación, vamos a exponer la identidad de la Fórmula 1 con su ethos campeón, que atrae a cualquiera que quiera vender y comprar; enseguida, analizaremos el ethos antes del coenunciador consumidor de la publicidad, por la imagen proyectada que las empresas hacen de este consumidor. La segunda parte del análisis es lo que llamamos el análisis de refracción, que tiene en cuenta el análisis crítico del ethos retórico y del ethos previo. El objetivo es, que con la posibilidad de leer los ethé de la publicidad, la formación de lectores críticos en el área de la educación, los lectores que, como futuros profesores, puedan ayudar a incluir a estudiantes en prácticas avanzadas de escritura a ver el mundo con más atención y perspicacia.

Palabras claves: ethos, discurso de propaganda, lectura crítica verbo visual.

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