O cronotopo do romance evidenciando a força da presença materna na travessia de Riobaldo

Autores/as

  • Sandra Mara Moraes LIMA Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palabras clave:

Cronotopo. Romance. Grande sertão, veredas. Voz materna

Resumen

O objetivo do trabalho é apresentar como o cronotopo orienta o enredo do romance, evidenciando a presença e a força da figura materna na travessia de Riobaldo, concretizada em seu discurso. Cronotopo, na concepção bakhtiniana, é um conceito que demonstra que tempo e espaço são categorias necessariamente associadas e na literatura estão ainda amalgamados aos demais elementos que compõem o enunciado concreto, ou seja, formam um todo numa arquitetônica que comporta o ato discursivo que inclui certos elementos indissociáveis do enunciado. Partindo dessa perspectiva bakhtiniana, podemos afirmar que ocorre em Grande sertão: veredas um cronotopo orgânico. Isto é, o tempo/espaço são categorias orientadoras, necessariamente vinculadas a todos os outros elementos do romance. O tempo/espaço de Riobaldo a ele pertence e a ninguém mais, nada é alheio a esse herói, tudo se coaduna, os elementos são indissociáveis e seria impossível fazer alguma transferência. Nessa direção constatamos que há um encadeamento do aparecimento da figura materna em certos pontos do enredo que constituem um fio condutor que desencadeará a epopeia de Riobaldo, partindo do cronotopo do encontro e do rio, evidenciando uma forte presença da mãe. Desse modo, presenciamos o cronotopo do encontro, nas águas do São Francisco, o primeiro fato, o acontecimento, que será o nó para o qual todas as ações do narrador concorrerão para desatar.

Biografía del autor/a

Sandra Mara Moraes LIMA, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutoranda em Linguística Aplicada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Publicado

2012-03-21

Número

Sección

Artigos