Influência do bruxismo na ansiedade e aprendizagem em crianças
Resumo
O objetivo do presente estudo foi avaliar a presença do bruxismo e a sua interação com ansiedade e aprendizado em crianças. Foram selecionadas 96 crianças, de ambos os gêneros, alunos da 1ª serie do ensino fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental “Diácono José Angelo Victal” em Taubaté SP. A avaliação destas crianças foi feita por meio de exame clinico, realizado pelo pesquisador, aluno de Odontologia, devidamente calibrado, que observou desgastes anormais nos dentes e sinais de mordida no lábio e bochecha. Também foi aplicado um questionário aos professores, com perguntas a respeito do comportamento da criança em sala de aula e aproveitamento escolar, e um questionário aos pais a respeito dos hábitos bucais. Após a coleta de dados, os mesmos foram tabulados e submetidos à análise estatística. A análise dos resultados permitiu concluir que não houve diferença estatisticamente significante entre as crianças com e sem bruxismo, com relação à ansiedade e problemas na aprendizagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do manuscrito enviado devem assegurar o seguinte:
a) Revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, autorizando sua publicação na Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU.
b) Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo, já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, no formato impresso ou eletrônico, sob sua autoria e conhecimento.
c) O referido trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Revista Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU com o conhecimento e a aprovação da Instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).
d) O(s) autor(es) ainda concorda(m) que os direitos autorais referentes ao trabalho se tornem propriedade exclusiva da Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU desde a data de sua submissão. No caso da publicação não ser aceita, a transferência de direitos autorais será automaticamente revogada.
e) Todas as afiliações corporativas ou institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente reconhecidas.