Influência do bruxismo na ansiedade e aprendizagem em crianças
Abstract
O objetivo do presente estudo foi avaliar a presença do bruxismo e a sua interação com ansiedade e aprendizado em crianças. Foram selecionadas 96 crianças, de ambos os gêneros, alunos da 1ª serie do ensino fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental “Diácono José Angelo Victal” em Taubaté SP. A avaliação destas crianças foi feita por meio de exame clinico, realizado pelo pesquisador, aluno de Odontologia, devidamente calibrado, que observou desgastes anormais nos dentes e sinais de mordida no lábio e bochecha. Também foi aplicado um questionário aos professores, com perguntas a respeito do comportamento da criança em sala de aula e aproveitamento escolar, e um questionário aos pais a respeito dos hábitos bucais. Após a coleta de dados, os mesmos foram tabulados e submetidos à análise estatística. A análise dos resultados permitiu concluir que não houve diferença estatisticamente significante entre as crianças com e sem bruxismo, com relação à ansiedade e problemas na aprendizagem.
Downloads
Published
2012-08-29
Issue
Section
Original research
License
Authors must state:a) The author(s) of the manuscript above cited, guarantee that all author(s) have revised the final version of the article, and have approved and authorized the publication at Clinics and Research in Dentistry- UNITAU journal.
b) Nor this paper or another substantially similar in contents has already been published or is being published in another printed or electronic journal under his authorship and knowledge.
c) The article above-mentioned is being submitted to Clinics and Research in Dentistry-UNITAU with knowledge and approval of The Institution or Organization of author(s) affiliation.
d) The author(s) also agreed to transfer copyright of their article to Clinics and Research in Dentistry- UNITAU since the date of its submission. In case the publication is not accepted, the transference of copyright will be automatically revoked.
e) All corporative or institutional affiliations and all financial support for the work are properly acknowledged.