Ensino da odontogeriatria nos cursos de graduação no estado da Bahia
Resumo
O objetivo do estudo foi analisar a situação de ensino da Odontogeriatria nos cursos de Odontologia do estado da Bahia-Brasil, evidenciando o tema e sua importância no currículo da graduação. O universo de estudo é constituído pelos cursos de Odontologia do estado da Bahia, com turmas formadas até o final de 2011, segundo informações do sítio eletrônico do Conselho Federal de Odontologia, das quais 3 são instituições públicas e 3, privadas. Trata-se de um estudo descritivo transversal em que foi realizada uma coleta de dados com aplicação de questionário com perguntas objetivas e discursivas, junto aos coordenadores dos cursos de Odontologia, além das informações disponíveis nos sítios eletrônicos dos cursos e do Conselho Federal de Odontologia. Os dados mostraram que 100% dos cursos possuem disciplinas que abordam questões acerca da saúde do idoso na graduação. Três dos cursos participantes apresentam a disciplina independente Odontogeriatria e a maioria dos conhecimentos relacionados são, geralmente, transmitidos pela disciplina de Prótese Dentária. Constatou-se com este estudo que o ensino da Odontogeriatria ainda se encontra em fase de implantação nos cursos de Odontologia do estado da Bahia, ressaltando que a consolidação desta disciplina poderá corresponder à linha mestra de atuação no atendimento odontogeriátrico e o desafio de tratar a saúde bucal na terceira idade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do manuscrito enviado devem assegurar o seguinte:
a) Revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, autorizando sua publicação na Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU.
b) Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo, já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, no formato impresso ou eletrônico, sob sua autoria e conhecimento.
c) O referido trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Revista Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU com o conhecimento e a aprovação da Instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).
d) O(s) autor(es) ainda concorda(m) que os direitos autorais referentes ao trabalho se tornem propriedade exclusiva da Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU desde a data de sua submissão. No caso da publicação não ser aceita, a transferência de direitos autorais será automaticamente revogada.
e) Todas as afiliações corporativas ou institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente reconhecidas.