Lesão de cárie oculta: um estudo de diagnóstico e prevalência
Resumo
Entende-se por lesão de cárie oculta aquela que acomete a estrutura dentinária, mas o esmalte aparentemente se mantém hígido ou levemente desmineralizado. Sua etiologia ainda é de origem desconhecida, porém acredita-se que esteja relacionada ao uso disseminado do flúor, o qual atua na remineralização das lesões oclusais de esmalte, mascarando a evolução destas. Este trabalho teve o objetivo de determinar a frequência de lesão de cárie oculta em grupos equivalentes de pacientes e acadêmicos de Odontologia, buscando-se comparar o diagnóstico clínico com o radiográfico e verificar a relação entre a presença ou ausência de lesão nas superfícies hígidas com variáveis específicas utilizadas como parâmetro de diagnóstico clínico, numa tentativa de apontar alguns indicadores para esse tipo de lesão. A metodologia consistiu na análise das faces oclusais de 748 dentes posteriores permanentes, através dos métodos visual e radiográfico tipo interproximal. Todas as informações clínicas quanto à higidez ou às variáveis específicas como indicadoras para suspeita de lesões ocultas foram registradas em ficha clínica específica. Verificou-se que 42,0% dos avaliados apresentaram lesões, principalmente nos primeiros molares inferiores, sendo os parâmetros clínicos utilizados pouco determinantes para se fechar um diagnóstico preciso. Portanto, concluiu-se que é importante adotar-se na prática clínica a realização de radiografias interproximais como um meio auxiliar para diagnóstico de cáries ocultas, mesmos nos pacientes considerados clinicamente “livres de cárie”.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do manuscrito enviado devem assegurar o seguinte:
a) Revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, autorizando sua publicação na Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU.
b) Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo, já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, no formato impresso ou eletrônico, sob sua autoria e conhecimento.
c) O referido trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Revista Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU com o conhecimento e a aprovação da Instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).
d) O(s) autor(es) ainda concorda(m) que os direitos autorais referentes ao trabalho se tornem propriedade exclusiva da Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU desde a data de sua submissão. No caso da publicação não ser aceita, a transferência de direitos autorais será automaticamente revogada.
e) Todas as afiliações corporativas ou institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente reconhecidas.