Situação atual da formação para assistência de pessoas com necessidades especiais nas faculdades de odontologia no Brasil

Authors

  • Lucilei Lopes Bonato UNITAU
  • Adriene Mara de Souza Lopes UNITAU
  • Celso Monteiro da Silva UNITAU
  • Renata Garcia Itner UNITAU
  • Ana Carolina Honório e Silva UNITAU

Abstract

A população total do Brasil foi estimada em 192.376.496 habitantes, 23,9% das pessoas apresentam algum tipo de deficiência (45,6 milhões). Pessoas com Necessidades Especiais (PNE) são as que apresentam limitações, temporárias ou permanentes, que exijam tratamento diferenciado. Este grupo está protegido por leis, pela Constituição Federal e pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. A maioria dos profissionais de Odontologia não está preparada para o atendimento de PNE, a disciplina Odontologia para PNE não é obrigatória na grade curricular da graduação. Esta pesquisa, realizada nos sites oficiais de órgãos públicos e instituições de ensino superior, avaliou a situação atual da formação para assistência de PNE nas faculdades de Odontologia no Brasil. Das 221 instituições de ensino superior com curso de Odontologia, 56 (27,86%) oferecem a referida disciplina. Sendo que 34 destas (60,71%) oferecem a disciplina na modalidade obrigatória, 14 (25%) na modalidade optativa e em 8 instituições a mesma não está disponível. Das instituições que oferecem a disciplina, 27 (48,21%) o fazem de modo teórico-prático, 25 (44,64%) apenas teórico e 4 (7,14%) apenas prático. Ressalta-se portanto a importância da graduação em Odontologia contemplar a assistência a PNE de forma teórica e prática. O número de faculdades que abordam a disciplina é inferior à necessidade da demanda do país. A formação dos profissionais deve contemplar o assunto para o cumprimento dos Direitos das Pessoas com Deficiência e das determinações do Ministério da Saúde.

Author Biographies

Lucilei Lopes Bonato, UNITAU

Dra. Universidade de Taubaté Departamento de Odontologia-Dentística Coordenadora do Projeto de Extensão OPD-Atendiemnto Odontológico a Pessoas com Deficiência-UNITAU PFOPD-Programa de formação em Odontologia para Pessoas com Deficiência-UNESP-São José dos Campos

Adriene Mara de Souza Lopes, UNITAU

Dra. Universidade de Taubaté Departamento de Odontologia - Clínica Infantil Projeto de Extensão OPD-Atendimento Odontológico a Pessoas com Deficiência -UNITAU

Celso Monteiro da Silva, UNITAU

Ms. Universidade de Taubaté Departamento de Odontologia - Clínica Infantil Projeto de Extensão OPD-Atendimento Odontológico a Pessoas com Deficiência -UNITAU

Renata Garcia Itner, UNITAU

Dra. Universidade de Taubaté Departamento de Odontologia - Clínica infantil Projeto de Extensão OPD-Atendimento Odontológico a Pessoas com Deficiência -UNITAU

Ana Carolina Honório e Silva, UNITAU

Aluna Universidadede Taubaté Departamento de Fisioterapia Bolsista do Projeto de Extensão OPD-Atendimento Odontológico a Pessoas com Deficiência

Published

2013-11-19

Issue

Section

Original research