Situação atual da formação para assistência de pessoas com necessidades especiais nas faculdades de odontologia no Brasil
Abstract
A população total do Brasil foi estimada em 192.376.496 habitantes, 23,9% das pessoas apresentam algum tipo de deficiência (45,6 milhões). Pessoas com Necessidades Especiais (PNE) são as que apresentam limitações, temporárias ou permanentes, que exijam tratamento diferenciado. Este grupo está protegido por leis, pela Constituição Federal e pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. A maioria dos profissionais de Odontologia não está preparada para o atendimento de PNE, a disciplina Odontologia para PNE não é obrigatória na grade curricular da graduação. Esta pesquisa, realizada nos sites oficiais de órgãos públicos e instituições de ensino superior, avaliou a situação atual da formação para assistência de PNE nas faculdades de Odontologia no Brasil. Das 221 instituições de ensino superior com curso de Odontologia, 56 (27,86%) oferecem a referida disciplina. Sendo que 34 destas (60,71%) oferecem a disciplina na modalidade obrigatória, 14 (25%) na modalidade optativa e em 8 instituições a mesma não está disponível. Das instituições que oferecem a disciplina, 27 (48,21%) o fazem de modo teórico-prático, 25 (44,64%) apenas teórico e 4 (7,14%) apenas prático. Ressalta-se portanto a importância da graduação em Odontologia contemplar a assistência a PNE de forma teórica e prática. O número de faculdades que abordam a disciplina é inferior à necessidade da demanda do país. A formação dos profissionais deve contemplar o assunto para o cumprimento dos Direitos das Pessoas com Deficiência e das determinações do Ministério da Saúde.Downloads
Published
2013-11-19
Issue
Section
Original research
License
Authors must state:a) The author(s) of the manuscript above cited, guarantee that all author(s) have revised the final version of the article, and have approved and authorized the publication at Clinics and Research in Dentistry- UNITAU journal.
b) Nor this paper or another substantially similar in contents has already been published or is being published in another printed or electronic journal under his authorship and knowledge.
c) The article above-mentioned is being submitted to Clinics and Research in Dentistry-UNITAU with knowledge and approval of The Institution or Organization of author(s) affiliation.
d) The author(s) also agreed to transfer copyright of their article to Clinics and Research in Dentistry- UNITAU since the date of its submission. In case the publication is not accepted, the transference of copyright will be automatically revoked.
e) All corporative or institutional affiliations and all financial support for the work are properly acknowledged.