Hepatite B: conhecimento e cobertura vacinal de estudantes de odontologia da faculdade São Lucas
Resumen
É comprovada pela literatura a exposição do cirurgião dentista ao vírus da Hepatite B, visto que o meio de trabalho é propício para tal transmissão. Entretanto, diversas formas de prevenção estão presentes para os profissionais se protegerem da doença. Uma dessas formas é a vacinação. Estudos são escassos em relação ao teste de anti-HBs, visto que o mesmo é necessário para a confirmação da imunização. Assim, este estudo se propôs a verificar o conhecimento de alunos de odontologia da faculdade São Lucas em Porto Velho- RO, sobre a Hepatite B, as dosagens tomadas por eles referente à vacinação e principalmente se realizaram exames laboratoriais para a confirmação da imunização. Para isso, foi aplicado um questionário com perguntas sobre o tema aos alunos do segundo, quarto e oitavo período do curso. Observou-se com os resultados que a maioria dos acadêmicos não consideram todas as vias de transmissões possíveis do vírus e que, apesar de 98,47% terem tomada pelo menos uma dose da vacina, apenas 31,82% realizaram o anti-Hbs para a confirmação da imunização. Para a vacina ter eficácia, a mesma deve ser tomada corretamente e o teste sorológico realizado. Contudo, campanhas devem ser mais intensas, para um maior conhecimento sobre a hepatite B, aumentando a conscientização para ter uma correta proteção contra o vírus.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
El/ Los autor/es del presente manuscrito deben asegurar que:
a) Todos los autores revisaron La forma final del trabajo y lo aprobaron, autorizando su publicación en la Clínica y Pesquisa en Odontología – UNITAU.
b) Ni este trabajo, ni otro sustancialmente semejante en contenido, ya fue publicado o está siendo considerado para publicación en otro periódico, en formato impreso o electrónico, bajo mi/nuestra autoria y conocimiento.
c) El referido trabajo está siendo sometido a la aprobación del Consejo Editorial de la Revista Clínica y Pesquisa en Odontología –UNITAU con el conocimiento y la aprobación de la Institución y/u organización de filiación del/de los autor/es.
d) El/ Los autor/es todavía concuerda/n que los derechos autorales referentes al trabajo se conviertan en propiedad exclusiva de la Clínica y Pesquisa en Odontología –UNITAU desde la fecha de su envío. En caso de que la publicación no sea acepta, la transferencia de derechos autorales será automáticamente revocada.
e) Todas las filiaciones corporativas o institucionales y todas las fuentes de apoyo financiero al trabajo están debidamente reconocidas.