Estudo da relação entre a prevalência de cárie e hábitos alimentares em crianças de 3 a 5 anos
Resumo
Um dos fatores etiológicos da cárie dentária é a dieta rica em carboidratos, assim o objetivo do presente trabalho foi avaliar a relação entre os hábitos alimentares e a prevalência de cárie dentária em crianças de 3 a 5 anos no município de Taubaté-SP. Foram avaliadas 231 crianças de ambos os gêneros, na faixa etária de 3 a 5 anos, em quatro postos de atendimento de saúde, durante a Campanha Nacional de Vacinação no ano de 2006. Os responsáveis pelas crianças foram orientados com relação ao trabalho, e após a assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido, responderam a um questionário sobre hábitos alimentares das crianças. Em seguida, as crianças passaram por um exame clínico intrabucal realizado por um cirurgião-dentista em que foram verificados os dentes cariados, perdidos e restaurados. Após a coleta de dados, a população foi dividida em dois grupos, sendo o Grupo 1 de crianças com experiência de cárie, e grupo 2, crianças sem cárie, ou seja, com ceo-d=0. O índice de cárie da população estudada foi ceo-d = 1,337, sendo maior no gênero masculino (1,61) do que no gênero feminino (1,16). O consumo de alimentos cariogênicos foi considerado alto. Não houve diferença estatisticamente significante entre os hábitos alimentares das crianças com cárie e sem cárie.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do manuscrito enviado devem assegurar o seguinte:
a) Revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, autorizando sua publicação na Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU.
b) Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo, já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, no formato impresso ou eletrônico, sob sua autoria e conhecimento.
c) O referido trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Revista Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU com o conhecimento e a aprovação da Instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).
d) O(s) autor(es) ainda concorda(m) que os direitos autorais referentes ao trabalho se tornem propriedade exclusiva da Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU desde a data de sua submissão. No caso da publicação não ser aceita, a transferência de direitos autorais será automaticamente revogada.
e) Todas as afiliações corporativas ou institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente reconhecidas.