Tubos germinativos na genotipagem de isolados bucais de Candida albicans de crianças com Síndrome de Down e pais e/ou responsáveis
Resumo
A expressividade de tubos germinativos por Candida albicans favorece a capacidade de virulência fúngica. Nove pares de isolados bucais de C. albicans de crianças com Síndrome de Down (CCSD) e pais e/ou responsáveis (P e/ou R) foram analisados quanto à formação de tubos germinativos (TG) e com genotipagem, variando de 45 a 100%, entre os pares de C. albicans conjugados, mediante o uso de RAPD e emprego dos primers RSD 10 e 12. Cinco pares de C. albicans (55,5%) de CCSD formaram TG em 1h e os demais em 2h. Todos os isolados de leveduras da cavidade bucal de P e/ou R formaram TG dentro de 2h com diferença estatisticamente significante favorável às CCSD. A formação de tubos germinativos entre isolados bucais de C. albicans de CCSD e P e/ou R pareceu sofrer influência da variabilidade genética apresentada pelas cepas desse fungo e pelo condicionamento da situação microbiológica demonstrada pela cavidade bucal desses indivíduos em análise.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do manuscrito enviado devem assegurar o seguinte:
a) Revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, autorizando sua publicação na Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU.
b) Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo, já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, no formato impresso ou eletrônico, sob sua autoria e conhecimento.
c) O referido trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Revista Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU com o conhecimento e a aprovação da Instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).
d) O(s) autor(es) ainda concorda(m) que os direitos autorais referentes ao trabalho se tornem propriedade exclusiva da Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU desde a data de sua submissão. No caso da publicação não ser aceita, a transferência de direitos autorais será automaticamente revogada.
e) Todas as afiliações corporativas ou institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente reconhecidas.